OAB Nacional prestigia Conferência dos Advogados de Rondônia

“Esta é a oportunidade de reafirmar o protagonismo da OAB debatendo temas da maior relevância para a advocacia e para a cidadania.

Publicada em 22 de August de 2014 às 18:28:00

Porto Velho (RO) – A OAB Nacional participou nesta quinta-feira da abertura da XII Conferência dos Advogados do Estado de Rondônia, que contou com a participação de centenas de profissionais e estudantes. Segundo o vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia, “os advogados, os verdadeiros defensores da cidadania, devem estar muito orgulhosos da nossa instituição. A Ordem dos Advogados do Brasil é a instituição de maior credibilidade entre aqueles que a conhecem".

Em nome do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Lamachia destacou que este é o momento de prestar contas à advocacia, de dizer o que a OAB está fazendo pela advocacia e pela cidadania e elencou uma série de conquistas que a atual gestão alcançou, como a inclusão da advocacia no Supersimples, a efetividade plena de defesa das prerrogativas, a PEC dos precatórios, o fim do voto secreto no Congresso. O vice-presidente também pontuou alguns projetos que a OAB está lutando para conquistar como as importantes alterações no novo Código de Processo Civil, proibição da verba honorária, contagem de prazos em dias úteis, honorários sucumbenciais de 2º grau, sucumbência na Justiça do Trabalho, criminalização da violação das prerrogativas dos advogados.

“Esta é a oportunidade de reafirmar o protagonismo da OAB debatendo temas da maior relevância para a advocacia e para a cidadania. Todos nós temos que comemorar esta verdadeira obra coletiva que hoje nós estamos escrevendo na Ordem dos Advogados do Brasil, essa instituição cuja história se confunde com a própria história do Brasil”, disse. Em nome de toda a diretoria do Conselho Federal, Lamachia elogiou a gestão do presidente da Seccional de Rondônia, Andrey Cavalcante. “O trabalho desenvolvido pelo presidente Andrey Cavalcante, juntamente com toda a diretoria Seccional, tem sido motivo de muito orgulho para todos nós. Tem irradiado sua disponibilidade na luta pela defesa das prerrogativas dos advogados e para todo o Brasil, e isso é reconhecido nos colégios presidenciais.”

O presidente da OAB-RO afirmou que que nenhuma outra instituição pressionou e segue pressionando as forças estatais pelas reformas e mutações necessárias com tanta ênfase quanto a OAB o tem feito. “Nossas conquistas são imensas: nenhuma outra instituição da sociedade civil exerceu papel de tão grande influência na reconstrução da justiça no país na última década e meia quanto a OAB, por meio de seu Conselho Federal, das respectivas Seccionais e por meio da atuação de cada combatente advogado e advogada brasileira. O advogado não é fiscal nem intermediário: é o amigo da comunidade e do indivíduo, que trabalha para que o conflito se resolva. O advogado é o legítimo integrador de uma justiça democrática. A advocacia é uma via de acesso ordinária à realização da justiça”, afirmou.

Ao fim da solenidade foram entregues placas de agradecimento pela participação no evento, ao o vice-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Claudio Lamachia, ao diretor tesoureiro do CFOAB, Antonio Oneildo Ferreira, ao o ex-conselheiro do CNJ e coordenador científico da Conferência, Jorge Hélio Chaves de Oliveira, e ao procurador nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB, José Luis Wagner.

Com informações da OAB-RO