OAB/RO promove palestra sobre violência contra mulher em escola

A iniciativa visa levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da sociedade contemporânea.

Publicada em 06 de December de 2016 às 13:43:00

A iniciativa visa levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da sociedade contemporânea.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na noite dessa segunda-feira (5), uma palestra voltada à temática ‘Violência Doméstica’, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eduardo Lima e Silva, em Porto Velho. A atividade faz parte do calendário do movimento ‘16 dias de ativismo da não violência contra a mulher’, campanha mundial realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro.

O objetivo da iniciativa é levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da sociedade contemporânea. Estiveram presentes pela OAB/RO a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Renata Fabris, e as integrantes da CMA Alcione Faial, Andréa Almeida e Janaína Guaraciara.

“A CMA apresentou conceitos para promover a paz familiar e diminuir o triste índice de violência doméstica que assola o Brasil. Parabenizo a Renata Fabris, que preside a comissão, juntamente às coordenadoras Alcione Faial, Andréa Almeida e Janaína Guaraciara que não mediram esforços para atuar em prol do bem maior, que é a vida”, comenta a vice-presidente da Seccional, Maracélia Oliveira.

A presidente da CMA, Renata Fabris, enfatiza que a missão da comissão é ajudar na promoção de melhor qualidade de vida da mulher, na família e na sociedade. “As escolas precisam discutir sobre questões de gênero, maior razão da existência da violência contra a mulher, vez que é uma violência praticada pelo único motivo da vítima ser mulher. Os alunos convivem com a violência em suas casas, o que gera um reflexo negativo nas escolas, além de levarem isso para a toda a vida e muitos deles repercutem essa violência porque a acham normal, porque sempre conviveram com ela”, assevera.

Já Andréa Almeida afirma que levar o conhecimento às escolas é motivo de honra. “Levantar a bandeira de combate a violência contra mulher não é fácil, mas se nós conseguirmos abrir os olhos de pelo menos uma pessoa, então valeu a pena! Os 16 dias de ativismo em prol do combate a violência contra mulher continua. Não se cale! O seu silêncio é a maior arma que seu agressor possui contra você!”, ressalta.
“É importante promover esse conhecimento para os alunos, uma vez que, a Escola Estadual Eduardo Lima e Silva, é apontada como uma das escolas com maior índice de violência do estado. E assim a CMA/RO cumpre sua finalidade social com a missão de salvar vidas”, finaliza Janaína Guaraciara.

FONTE: Ascom OAB/RO