OAB/RO repudia ato de violência contra segurança Edvânia Nayara Ferreira Rezende

O caso, que ganhou repercussão nacional, mostra a triste realidade de crimes de violência praticados contra o público feminino no Brasil.

Publicada em 21 de December de 2016 às 11:26:00

Maracélia Oliveira e Renata Fabris

Maracélia Oliveira e Renata Fabris

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), através da Comissão da Mulher Advogada, repudia com indignação o ato de violência contra a segurança, Edvânia Nayara Ferreira Rezende, que levou socos e chutes do marido de uma delegada da Delegacia da Mulher, da cidade de Três Corações (MG). O caso, que ganhou repercussão nacional, mostra a triste realidade de crimes de violência praticados contra o público feminino no Brasil.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Renata Fabris, os números de violência de gênero (mulher) aumentaram em 147% de 2015 a 2016. “Às vezes dá um desânimo, mas o que nos motiva é ver o quanto notícias como essa que nos chocam estão tendo repercussão na mídia. A esperança é que as pessoas falem do assunto e entendam a importância de se fazer alguma coisa, falando, conversando, trazendo a sua indignação e, principalmente, refletindo”, desabafou Renata.

A vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Maracélia Oliveira, também manifestou sua indignação com o caso, alertando para a relevância dos problemas relacionados aos crimes de violência praticados contra a mulher. “Esse lamentável episódio comprova o tratamento da mulher como [coisa]. Não são apenas as imagens da agressão que chocam o espectador, mas o discurso do agressor antes do ato violento. Explicitamente ele diz [é minha mulher] à guarda, dando a entender, que detém o direito de posse sobre a mulher com quem convive”, argumentou dizendo que a punição do agressor não é o bastante. “É preciso a adoção de políticas públicas para mudar a mentalidade machista que domina no Brasil, a ponto de atingirmos a infeliz colocação mundial de quinto país que mais mata mulheres”, completou.

Veralice, conselheira federal

Veralice Veris, conselheira federal

Consternada com o teor das imagens sobre o caso, a conselheira federal pela OAB/RO, Veralice Veris, é outra que destacou a gravidade da questão. “O vídeo que está repercutindo nas notícias e nas redes sociais mostra o grau elevadíssimo de violência praticado contra aquela mulher. É totalmente inaceitável que se aja dessa forma. Esperamos que a Justiça faça a sua parte e puna o agressor dentro dos parâmetros legais e que essa punição sirva de exemplo, uma vez que a violência de gênero tem que acabar”, salientou.

Entenda o caso
O comerciante Luiz Felipe Neder Silva, de 34 anos, foi detido no sábado (17) após ser flagrado dando socos e pontapés em uma mulher que prestava serviço de segurança no clube onde foi comemorar o aniversário de um amigo. Antes disso, o suspeito teria batido na mulher, que é delegada da Delegacia da Mulher do município de Três Corações (MG).

Imagens gravadas por populares mostram o momento da agressão à segurança. Edvânia, de 23 anos, levou um soco no rosto, caiu e ainda foi chutada, também na face, pelo agressor.

 

FONTE: Ascom OAB/RO