Oportunistas e aventureiros sujam a política estadual

Gessi Taborda

Publicada em 08 de December de 2016 às 09:48:00

FILOSOFANDO

A verdade é dura como o diamante e macia como a flor de pessegueiro.” GHANDI (1869/1948). Seu nome de registro era Mohandas Karamchand Gandhi. Foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução.

 

VAIDADE

A escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, segundo fontes, está revelando um grau de dificuldades entre os vereadores eleitos aliados de Hildon Chaves, o próximo prefeito. O sentimento de vaidade entre esses vereadores dificulta a criação de um chapa com o predomínio do PSDB, o partido de Chaves. Até ontem não havia ainda uma indicação clara de quem poderá assumir o comando do parlamento municipal, embora fontes com trânsito amplo na Câmara falasse de um ligeiro favoritismo para o nome de Maurício Carvalho, irmão da deputada Mariana.

 

NAS COXIAS

Ainda nem se descobriu as supostas manipulações do dinheiro gasto pela gestão que termina no segmento da publicidade, já existe um movimento de guerra entre empresas que pretendem ter o maior pedaço do bolo dos contratos milionários de comunicação da prefeitura na gestão que começa em janeiro. Pelos comentários das coxias, dessa vez o domínio de Everton Leoni, o “tycoon” das comunicações no estado periga balançar.

 

PODE SER

Mais uma vez corriam soltos, ontem, informes de que o novo prefeito Ildon Chaves pretende criar uma espécie de ouvidoria municipal. O assunto ainda permanece no campo das especulações.

 

ORÇAMENTO

Praticamente os cidadãos rondonienses não conhecem, ainda, como está a execução orçamentária do estado nesse ano de 2016. Todavia poderá obter informações sobre a peça orçamentária do próximo ano, em tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa. Presume-se que o orçamento do próximo ano seja aprovado ainda na próxima semana, liberando os deputados para o recesso de final de ano. A maior fatia do orçamento de 2017 deverá ser destinada à Saúde.

 

RELEVANTES

Pelo menos dois deputados estaduais decidiram recuperar a relevância de títulos honoríficos concedidos pela Assembléia, depois da costumeira rotina de alguns membros da Casa em conceder às centenas galardões que deveria somente ser entregue a quem se destacou, de forma ímpar, com feitos e serviços a favor do estado.

Coube ao deputado Lazinho da Fetagro (PT) entregar o título de Cidadão Honorário de Rondônia ao bispo D. Antônio Possamai, da Arquidiocese de Ji-Paraná.

Por seu turno, o deputado José Lebrão (PMDB), pretende entregar hoje a Medalha do Mérito Legislativo ao General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante militar com uma vasta folha de serviços prestados ao povo rondoniense, através da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, hoje sob o seu comando.

 

SURPRESA

Ildon Chaves vai surpreender a maioria dos “analistas de plantão” com o anúncio sobre a composição do secretariado que dará início à nova gestão da prefeitura de Porto Velho. Nomes apontados como favas contadas acabaram riscados da lista, de acordo com as fontes. Um desses é o nome do advogado Breno Mendes. Ainda não se confirmou o dia do anúncio da nova equipe. De acordo com a fonte, o prefeito Hildon Chaves faz a escolha preocupado com a capacidade de desempenho de cada membro da equipe da nova gestão: “precisamos de gente que saiba do assunto, que tenha currículo para trabalhar com orçamento apertado e saiba definir claramente as prioridades de sua pasta”, teria dito a correligionários próximos.

 

AVENTUREIROS

Mais um fato registrado no mundo político rondoniense merece uma reflexão desapaixonada dos cidadãos-contribuintes-eleitores. Trata-se da prisão de novos servidores públicos em Vilhena – cidade que lamentavelmente está prisioneira de uma matriz geradora de corrupção – que permitiam a um pequeno empresário fornecer carne podre até para a merenda escolar.

Um pouco distante de Vilhena, mas na mesma região outro registro lamentável aconteceu. Dessa vez em Pimenta Bueno, onde o prefeito Henrique Mendonça (irmão do ex-deputado Kaká, também condenado por corrupção) foi afastado do cargo, também suspeito de maracutáia.

Tudo isso mostra o prejuízo sofrido por Rondônia diante da predominância de aventureiros e oportunistas nos diversos níveis da administração pública, abrindo ainda mais o perigoso caminho para o aprofundamento do caos.

 

ROBÔ DANÇANTE

Um gigante de 2,5 metros de altura. Esse é o Robô Havan. Além de esbanjar simpatia, dançando e rebolando ao som dos hits mais tocados do momento, a atração encanta crianças e adultos por onde passa. Nos dias 17 e 18 de dezembro, o Robô visita a cidade de Porto Velho (RO). Serão quatro apresentações. Duas no sábado, 17 de dezembro, e duas no domingo, 18. As exibições são gratuitas e ocorrerão nos horários das 15h e das 17h, no estacionamento da loja da Havan Porto Velho.

 

É DE SE LAMENTAR

Fiquei assistindo ontem o julgamento da liminar concedida pelo STF afastando Renan Calheiros da presidência do Senado na esperança de fechar a coluna com a decisão final. Não foi possível, diante da demora dos ministros e do tempo exíguo para o fechamento da coluna.

Ninguém de bem, decente, sofrendo o impacto brutal da crise por eles (do poder, PT e demais) criada, aguenta mais tanto descaso, tanto safadeza, tanta irresponsabilidade, utilizando o aparato público a favor de privilegiados e oportunistas que se dizem representantes populares.

 

PIORANDO A IMAGEM 

A manutenção de um sujeito com a folha corrida de Renan Calheiros no comando do Senado contribui para piorar ainda mais a imagem do Brasil. Temos de admitir que, como povo, somos dominados por gente sem caráter e sem amor ao nosso país.

A população, como se viu nas manifestações de rua do ultimo domingo, repudia a corrupção e responsabiliza a classe política pela situação do País. Talvez seja esse o fato concreto que mantém ainda viva a crença de que no final do túnel a gente veja ainda a brilhar uma luz de um novo tempo.