Os amigos do Homem: Cunhado e secretário de Finanças de Confúcio recebem a visita de toda a cúpula do sistema penitenciário e logo em seguida são transferidos para um presídio “tranquilo”

Até o coronel PM Paulo Cézar de Figueiredo, secretário da Sejus, foi visitar os ilustres presos, não na cela do Urso Panda, mas na sala da Direção Geral do presídio. Escolta foi feita por assessores da Sejus

Publicada em 24 de November de 2014 às 15:14:00

Da reportagem do Tudorondonia

GENTE FINA É OUTRA COISA: A visita da cúpula do sistema penitenciário a tão ilústres prisioneiros foi anotada no livro de ocorrências do presídio Pandinha

Os principais acusados de serem os operadores do governador Confúcio Moura (PMDB) no mega-esquema de corrupção desbaratado na quinta-feira da semana passada pela Polícia Federal por meio da Operação Plateias já começara a se beneficiar dos laços de parentesco , amizade e cumplicidade com o chefe do Poder Executivo Estadual.

Eles foram presos na quinta-feira, mas a máquina governamental, ainda comandada por Confúcio Moura, começou a se mobilizar para protegê-los. Pelo menos dois deles: o secretário estadual de finanças, Gilvan Ramos, e o lobista, ex-assessor do senador Valdir Raupp e cunhado de Confúcio, o notório Francisco de Assis.

VISITAS ILÚSTRES

Os dois presos ligados ao governador receberam a visita da cúpula do sistema penitenciário rondoniense. Estavam na comitiva ilustre as seguintes pessoas: Adilson da Silva, gerente geral do sistema; José Bonifácio Galvão, assessor de gabinete, Edmar Cavalcante, gerente regional; o próprio coronel PM Paulo Cézar de Figueiredo, secretário de Justiça; diretores do presídio Aruanã e um suposto servidor sem qualquer identificação.

A visita aos auxiliares de Confúcio que estão encarcerados foi realizada de maneira diferente do que ocorre com os demais presos comuns. Eles foram tirados da cela e levados para a sala da Direção do presídio Pandinha, na presença do diretor geral Emerson Fernandes, e ficaram lá conversando com a cúpula do sistema penitenciário rondoniense das 10h15 às 10 horas e 45 minutos. Depois foram devolvidos à cela IB 03 do Pandinha, o mesmo presídio onde se encontra, há um ano, o ex-presidente da Assembleia legislativa, Valter Araújo.

Mas o cunhado do governador e o secretário de Finanças do Estado tiveram melhor sorte do que Valter Araújo, que já impetrou – sem sucesso – uma dezena de habeas corpus para cumprir prisão domiciliar e fazer tratamento de saúde.
Presos na quinta-feita pela Federal elevados para o Pandinha, um presídio barra pesada, o cunhado de Confúcio e Gilvan Ramos foram agraciados, após a visita da cúpula do sistema prisional, com a transferência para o recém-inaugurado presidio Aruanã, que fica nas imediações do Urso Branco, na Zona Rural de Porto Velho, mas é considerado um presídio tranquilo, onde cumprem pena, na sua maioria, estupradores que necessitam de proteção especial para não serem vítimas da bandidagem  nas outras unidades prisionais.

E mais uma detalhe sobre a rede de proteção montada em torno dos homens  do governador: Gilvan e Assis foram escoltados até o Aruanã por gerentes do sistema, e não pela escolta normal usada para os demais presos.

No livro de ocorrência do Pandinha não consta nenhuma ordem judicial para a transferência, mas apenas ofício da Sejus autorizando o procedimento. Um experiente agente penitenciário disse que isso também não é usual. "Se houve uma ordem judicial, esse mandado deveria ter sido enviado para o presídio", disse ele.