Os noventa e quatro anos do Euro - Por Valdemir Caldas

Domingo, 17 de janeiro, o extraordinário Euro Tourinho, ou simplesmente Euro, como é mais conhecido, em meio às alegrias e regozijos de seus familiares e amigos, festejou seu aniversário.

Publicada em 19 de janeiro de 2016 às 09:10:00

Num país onde a expectativa média de vida anda pelos setenta e dois anos de idade, ver um amigo, uma pessoa querida, alguém que a gente respeita, estima e admira, chegar aos noventa e quatro anos de existência ativa, fecunda, produtiva e honrada, é extremamente gratificante.

Foi o que aconteceu domingo, 17 de janeiro, quando o extraordinário Euro Tourinho, ou, simplesmente, Euro, como é mais conhecido, em meio às alegrias e regozijos de seus familiares e amigos, festejou seu aniversário.

Independente de onde tenha sido comemorada a data, afirmo, sem medo de errar, que o espaço não foi suficiente para acomodar a legião de amigos e admiradores dessa figura exemplar.

Entre os convidados, com certeza, pessoas ilustres, mas também pessoas simples, que convivem com ele no dia a dia e que sempre receberam de suas mãos a manifestação amiga da solidariedade, lealdade e sinceridade.

Ao amigo e aniversariante, formulo preces para que o evento que o envolveu se repita por muitos e muitos anos. Afinal, num momento em que a sociedade passa por uma profunda crise ética e moral, é muito salutar poder desfrutar do convívio de uma pessoa inteligente, lúcida e coerente, cuja trajetória de vida jamais foi conspurcada pela acusação do menor desvio, desses que, hoje, nem parecem envergonhar certos homens públicos, mascarados de falsos moralistas.

Euro carrega na bagagem uma contribuição inestimável prestada a esta terra, principalmente como jornalista, ao longo de seguidos anos de sua brilhante carreira, exercida com dignidade impar, cumprindo, assim, uma atuação versátil na direção do quase centenário Jornal Alto Madeira.

Por essas razões e muitas outras, desnecessárias alinhavá-las nesta singela homenagem ao amigo, o aniversário dos noventa e quatro anos de Euro Tourinho tem as dimensões de uma festa estadual. Diz o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Parabéns, meu amigo Euro!