Ouro Preto tem primeira estância turística de Rondônia

Para aproveitar as riquezas do local, o prefeito Alex Testoni criou a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes (Sectur) e determinou a elaboração do Plano Municipal para o Desenvolvimento do Turismo (PDTUR).

Publicada em 06 de October de 2015 às 00:28:00

Primeira estância turística de Rondônia, instituída pela Lei Complementar 664/2012, Ouro Preto do Oeste reuniu na sexta-feira, 2, autoridades para discutir o plano estratégico para o desenvolvimento do setor. Com potencial, a microrregião possui grandes atrativos, a exemplo do Hotel Fazenda Graúna, o Vale das Cachoeiras e o Morro Chico Mendes, onde se pratica o parapente. Para aproveitar as riquezas do local, o prefeito Alex Testoni (PSD) criou a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes (Sectur) e determinou a elaboração do Plano Municipal para o Desenvolvimento do Turismo (PDTUR).

Na sexta, representantes da Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Superintendência Estadual do Turismo (Setur), Fecomércio, SindHotel e Sebrae participaram de um encontro promovido pela prefeitura para tratar da institucionalização da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste. “Vamos colocar o turismo como prioridade número 1 em Ouro Preto”, discursou o prefeito Alex Testoni. Com a inclusão da Lei 664/2012, a prefeitura está apta a buscar recursos financeiros junto ao Governo do Estado e a União na promoção do turismo. O Sebrae anunciou a disponibilidade de R$ 800 mil para investimentos na capacitação de profissionais e empresários do setor de restaurante e hotelaria. A diretora executiva da Fecomércio Cileide Macedo anunciou que entre os dias 26 de outubro a 6 de novembro estará sendo oferecido em Ouro Preto do Oeste os cursos de capacitação em culinária e para garçom, que serão ministrados por meio do Senac sem custo algum para os participantes. Coube ao Estado, a construção do Museu do Migrante no Morro Chico Mendes e dois centros de atendimento ao turista, anunciados pelo superintendente Júlio Olivar.

Infraestrutura

Paralelo aos investimentos no turismo, o núcleo urbano de Ouro Preto do Oeste também está sendo preparado para receber o turista. O prefeito Alex Testoni garantiu a limpeza das margens da BR-364, acabando com a poluição das placas de publicidade; iniciou a limpeza de canais e a operação tapa-buracos nas ruas e avenidas da cidade e retomou as obras do Bosque Municipal. “Queremos dispor de uma estrutura humanizada e moderna para nossos visitantes”, disse o prefeito, um dos maiores entusiastas do turismo.

Assessoria