PAINEL POLITICO - ALAN ALEX

Candidatos deitam e rolam na ilegalidade nessas eleições.

Publicada em 01 de September de 2014 às 19:25:00

Extrema gravidade
Circulam desde o início da tarde desta segunda-feira nos grupos de whatsapp e perfs no Facebook, imagens de uma camionete da CEPLAC com várias placas do candidato a deputado federal Lúcio Mosquini, evidenciando que o veículo oficial está sendo usado na distribuição de material de campanha. O jornalista Rubens Coutinho, escaldado, ligou para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), questionando se o veículo não estaria a serviço do órgão, recolhendo publicidades irregulares. Não está. O fato requer imediata ação por parte da PRE, que conforme já relatamos em colunas anteriores, não está respondendo na velocidade necessária para deter as ilegalidades.

É bom lembrar
Que essas situações devem ser resolvidas ainda antes da eleição, porque depois “a Ines é morta”. O cara foi eleito, assumiu, ninguém tira mais. Aqui mesmo já relatamos algumas irregularidades, recebemos um ofício extenso informando que “medidas estão sendo adotadas”, mas casos como esse requerem uma ação de polícia. Outra ação que a PRE e os órgãos fiscalizadores precisam adotar é em relação ao financiamento de campanhas. Tomando como exemplo Lúcio Mosqini, vale lembrar que ele se diz “um homem simples, pobre, temente a Deus”. Pois bem, então quem é que está dando dinheiro a essa alma franciscana?

Outro

Que também anda ostentando é o candidato a deputado federal Marcelo Bessa, também do PMDB. Marcelo, para quem não sabe ou não lembra, é funcionário público federal e até dia desses era secretário de segurança pública de Rondônia. E a não ser que ele tenha economizado todo seu salário de secretário ao longo dos últimos três anos, o que mesmo assim não seria suficiente, tem coelho, e dos grandes nesse mato. O mesmo vale para o também ex-secretário adjunto Allan França, que é de conhecimento público, não ser um milionário. Mas, de onde vem o dinheiro dessas campanhas?

França

Para quem não lembra, apareceu nas investigações da Operação Apocalipse, comandada pelo então secretário Marcelo Bessa, inclusive com fotos e filmagens. Curiosamente ele não foi sequer indiciado, mas outros, que nem tinham aparecido em fotos, chegaram a ser presos.

Falando em apocalipse

O Tribunal de Justiça determinou nesta segunda-feira o retorno imediato do deputado estadual Adriano Boiadeiro, que estava afastado do cargo há quase seis meses. A defesa, representada pelo advogado Nelson Canedo, alegou a inexistência de punição desse tempo nas normas internas da Assembleia e o pedido foi aceito pelos desembargadores. Ele deve voltar imediatamente ao cargo. O TJ não julgou o mérito das investigações que foram conduzidas pela Assembleia, apenas o tempo de punição.

Essa decisão

É mais uma pedra que ajuda a afundar a malfadada operação, que até agora só serviu para entulhar os arquivos do judiciário de Rondônia.

Alerta

O governo do Acre pediu ajuda federal para conter a onda de senegaleses que chegam à fronteira diariamente em busca de melhores condições de vida no Brasil. O problema maior, segundo o governo vizinho, é que alguns podem estar infectados com o vírus Ebola, que já matou mais de 1.500 pessoas no mundo inteiro, principalmente na África. A situação é complicada e delicada, afinal trata-se de questão humanitária. Porém, sabemos que o Brasil não é nenhum primor no que diz respeito a fiscalização sanitária.

Complicada

Também é a situação em que ficam esses imigrantes no Brasil. Em Porto Velho muitos encontram empregos e vão se estabelecendo por aqui mesmo. Outros seguem viagem para grandes centros e terminam vivendo em condições sub-humanas. Se o Brasil está se tornando uma espécie de “sonho americano”, o país precisa criar políticas públicas e principalmente fiscalizatória em relação a esses imigrantes. Entram trabalhadores, mas também entram foragidos e foras da lei. Se não começarmos a dar condições reais de subsistência para essas pessoas, teremos guetos, máfias e organizações criminosas atuando em nosso território. Como se já não bastassem os nossos.

Presidência
A ideia da renúncia seguida do apoio a Marina Silva ronda o candidato Aécio Neves, segundo reportagem exclusiva publicada no Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor. Seria a maneira de despachar o PT já no primeiro turno das eleições, sem correr o risco de uma eventual virada no segundo turno, algo que até hoje não ocorreu nas eleições, desde 1989, quando foi restabelecida a eleição direta para presidente da República. Desde a primeira quinzena de agosto, a candidata do PSB passou de 21% para 34% das intenções de voto, mesmo índice obtido atualmente por Dilma (34%), que teve oscilação negativa, dentro da margem de erro, no mesmo período (tinha 36%). Quem mais perdeu terreno na corrida presidencial, no entanto, foi Aécio, que na pesquisa anterior empatava com Marina (tinha 20%) e agora aparece com 15%, seu menor índice desde o início da campanha, quando Eduardo Campos ainda era o candidato do PSB. A disputa pelo Palácio do Planalto traz ainda Pastor Everaldo, com 2%, e Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Luciana Genro (PSol), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC), que não atingiram 1%. Uma parcela de 7% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto (ante 8% na segunda semana de agosto), e 7% não opinaram. O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

E aqui?

A grande pergunta é, até que ponto o desempenho dos candidatos a presidência afeta as eleições em Rondônia? Na “onda Lula” que atingiu o país em 2002 o PT fez senadora, deputados federais e estaduais. Na eleição seguinte elegeu prefeitos, mas o PT daqui, tal qual o PT de lá, se perdeu e com isso perde força e espaço. Está encolhendo por aqui, tal qual reduz no cenário nacional. A sensação que dá é que a população está cansada e quer mudança. Nem que seja para Marina.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.


Estudo revela dano hepático em roedor exposto a radiação de celular

A exposição à radiação de telefones celulares provocou danos hepáticos em ratas grávidas numa pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O próximo passo do estudo é avaliar de que forma a radiação pode interferir no desenvolvimento das crias desses animais expostos.
O estudo, conduzido pela bióloga Tatianne Rosa dos Santos, avaliou dois grupos de ratas grávidas: enquanto 10 foram expostas à radiação de celulares, outras 10 ficaram protegidas de qualquer radiação. O experimento começou quando elas estavam no 15º dia de gestação e se estenderam até o 20º dia. No grupo exposto à radiação, cada rata passou a “receber ligações” de 25 segundos a cada 2 minutos em um aparelho celular instalado dentro de suas gaiolas blindadas. As ligações se repetiam por um período de 12 horas, sempre durante a noite, horário de maior atividade dos roedores. Esses resultados foram apresentados em um painel na XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), que acontece esta semana em Caxambu, Minas Gerais. A pesquisadora explica que os resultados ainda são preliminares e que não se pode concluir que, em seres humanos, os efeitos da radiação dos celulares seriam semelhantes. “São dados que ainda estão no começo, então é difícil extrapolar diretamente para o humano. Mesmo assim, é importante tentar usar o celular com um pouco mais de cautela, já que utilizamos o tempo todo”, observa a bióloga.