Palácio Rio Madeira oferece exames preventivos ao câncer para servidoras

Outubro Rosa, alerta mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Publicada em 28 de September de 2016 às 16:01:00

A campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra a câncer de mama, é um movimento que teve início nos Estados Unidos, em 1997, e foi ganhando adesão de outros países, a exemplo do Brasil, que investem na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, pois o tratamento na fase inicial da doença tem salvado muitas vidas. O símbolo da campanha é um laço rosa, cor que se popularizou e muitos prédios públicos aderem com faixas e iluminação no mês de outubro para alertar e chamar a atenção para a saúde da mulher, já que a doença é silenciosa.

Outubro Rosa, alerta mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina, quando se percebe um nódulo na região dos seios. Muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico, e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. O câncer de mama possui índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto na fase inicial da doença.

Para facilitar o acesso às servidoras que trabalham no Palácio Rio Madeira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está disponibilizando agendamento para exames de mamografia e papanicolau que serão realizados no período de 3 a 7 de outubro.

Para realizar o agendamento, a servidora que se enquadra no perfil deve procurar o Ambulatório do PRM até esta quinta-feira (29), portando cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, no horário das 8h às 13.

O exame de mamografia estará disponível para mulheres com idade entre 40 a 69 anos. O papanicolau é para mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. Para fazer os dois exames, deve-se levar cópia dos documentos em duplicidade exigido para cada exame a ser realizado. Os exames serão realizados das 8h às 12h e das 14h às 17h.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo Secom