Para Expedito, é possível resgatar credibilidade na saúde

“O atual governo foi bastante beneficiado com as obras de compensação social das usinas do rio Madeira na área da saúde, mas os problemas mais crônicos continuam os mesmos”.

Publicada em 22 de August de 2014 às 17:05:00

"Depois de anos e anos sem grandes avanços na área da saúde pública, apesar da prioridade prometida pelo médico e atual governador do Estado, é possível  resgatar a credibilidade do setor e oferecer um serviço de melhor qualidade à população", diz o candidato a governador Expedito Junior (PSDB).

“O atual governo foi bastante beneficiado com as obras de compensação social das usinas do rio Madeira na área da saúde, como a construção do hospital infantil São Cosme e Damião, a nova policlínica Oswaldo Cruz e a ampliação do Hospital de Base, entre outros, mas os problemas mais crônicos continuam os mesmos”, avalia o candidato.

Segundo Expedito, o pronto socorro João Paulo II, por exemplo, apesar de toda a exposição midiática feita pelo atual governo no início de sua gestão, quando trouxe à Rondônia o Jornal Nacional para mostrar o quadro calamitoso que se encontrava, continua na mesma situação de há quatro anos. “Apesar da dedicação dos servidores, pacientes lotam corredores, num ambiente fétido e degradante”.

Um dos principais problemas elencados pelo candidato tucano está relacionado ao tempo de espera para a marcação de cirurgias, com ênfase às ortopédicas, que é de meses. "O ponto de estrangulamento hoje no pronto socorro é causado pelos altos índices de acidentes de trânsito, especialmente de motocicleta, porém, o governo não foi capaz de promover uma política pública eficiente de prevenção destes acidentes, pela total falta de articulação com as autoridades municipais.
Outro grande problema é a regulação, serviço cujo objetivo seria agilizar as consultas, mas que na realidade não funciona devido a falta de comunicação entre os sistemas estadual e municipais e o consequente desnível entre os procedimentos administrativos", criticou.


INSATISFAÇÃO
Duas pesquisas de âmbito nacional feitas neste ano pelo Datafolha, uma no mês de abril, para o site UOL e outra no mês de junho, encomendadas pelo Conselho Federal de Medicina, mostram a insatisfação do povo brasileiro com a saúde pública. Em relação somente ao Sistema Único de Saúde (SUS), a insatisfação é de 87% da população. Além disso, 29% declararam estar esperando marcação de consulta, exame ou cirurgia há pelo menos seis meses no SUS. Em Rondônia, esse quadro não é diferente.

SUGESTÕES
Para reverter essa situação e oferecer um serviço de qualidade que atenda às necessidades da população, Expedito Junior disse que pretende avançar nas questões operacionais. Apesar da correria e exiguidade de tempo da campanha eleitoral, uma delas é abrir um diálogo com a classe médica acerca da criação da carreira de Estado para a categoria.

"É uma medida que foi adotada e vem dando muito certo, por exemplo, no Estado de São Paulo. Vamos levar esse tema para discussão. Acredito que seja uma forma de garantir melhor atendimento à população, vez que estabelece a dedicação exclusiva dos médicos e oferece progressão de carreira e capacitação permanente, dentre outras. É uma possibilidade que vamos levar adiante”, considera Expedito.

Outra medida que vem sendo discutida com sua equipe de planejamento para o setor da saúde diz respeito à descentralização dos recursos orçamentários e financeiros para as unidades do interior, com registro de preços para evitar falhas, como a falta de insumos básicos, devido à burocracia. Expedito Junior garante que, se eleito, pretende estabelecer também um diálogo com as universidades que possuem cursos de saúde, para que possa criar mecanismos de contribuição efetiva a rede saúde estadual.