Para reduzir despesas do Estado, Confúcio diz que mandou cortar diárias e economizar combustível

Governador concede entrevista ao programa “A Hora do Povo” em rede estadual.

Publicada em 08/11/2012 às 16:32:00

Como é costume, o governador Confúcio Moura faz questão de conceder entrevista aos veículos de comunicação do Estado, uma forma de dar satisfações aos cidadãos de Rondônia sobre a administração estadual. Desta vez, a entrevista foi concedida ao programa “A Hora do Povo”, da rádio Rondônia FM, apresentado pelo radialista Mauricio Calixto em rede estadual para oito emissoras.

O governador começou falando sobre a crise financeira mundial que atinge os estados brasileiros e citou as medidas que a administração estadual tem feito para conter o problema, como a titularização dos imóveis rurais. “Serão mais de 60 mil propriedades rurais documentadas e a entrega de cadastro ambiental, com isso vamos dobrar a riqueza do Estado em cinco anos”, afirmou o governador.

Confúcio Moura também disse que foram tomadas medidas para conter a despesas do Estado e com isso equilibrar as contas, foram reduzidas diárias e despesas com combustível. Ao ser questionado sobre o projeto “Asfalto Bom”, o governador respondeu que existem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o projeto será retomado em abril do ano que vem e falou dos investimentos que foram feitos no setor através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que adquiriu 240 máquinas novas e 10 usinas de asfalto para contemplar a população dos municípios.

O governador também falou sobre o “Plano Futuro” que completou um ano de desenvolvimento em Rondônia com muito êxito, “vamos investir R$ 120 milhões em moradia, através de parcerias” e ressaltou a construção de quatro mil casas populares em Porto Velho no bairro Mariana. A meta do governo do Estado é construir 20 mil moradias em quatro anos. O Plano Futuro abrange vários projetos interligados como distribuição de renda e de crédito para fomentar a economia no Estado.

O governador também falou de seu relacionamento com a Assembléia Legislativa e afirmou que respeita o poder legislativo que representa a vontade do povo e disse que tem trabalhado pessoalmente para manter um bom relacionamento com todos os parlamentares da Casa de Leis.

A transposição também foi abordada durante a entrevista. O governador Confúcio Moura disse que, exatamente naquele momento, a bancada federal de Rondônia estava reunida na Casa Civil em Brasília, discutindo a questão do erro da redação da Emenda Constitucional no que se refere ao enquadramento dos servidores. A expectativa é que a transposição aconteça ainda este ano.

Confúcio Moura também respondeu perguntas feitas pelos ouvintes que ligavam para a emissora de vários municípios do Estado, questionando sobre saúde, educação, asfalto, segurança, pagamento de precatórios, corte de gastos. O governador disse que o Estado perdeu R$ 350 milhões em quatro meses e justificou os cortes dos gastos que vem fazendo na administração estadual. Muitos ouvintes também ligaram para elogiar o trabalho que governador vem realizando nos 52 municípios do Estado.

Texto: Eleni Caetano – Decom
Fotos: Ésio Mendes - Decom