Paratletas de Rondônia embarcaram hoje para São Paulo

As provas serão realizadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar.

Publicada em 24 de November de 2014 às 14:52:00

A delegação de Rondônia composta por 33 pessoas, sendo 16 paratletas e comissão técnica embarcaram às 10h45 desta segunda-feira, 24, para São Paulo, onde vão representar Rondônia nas Paralimpíadas Escolares 2014, que acontece no período de 25 a 28 deste mês.

O evento vai reunir 600 atletas de 25 estados e do Distrito Federal, que participam do maior evento Paralímpico Escolar do mundo. As paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Uma super estrutura é montada para receber as delegações. Atletas e comissões técnicas ficam hospedados em um hotel que fica dentro do complexo do Anhembi. A abertura da competição acontece na noite desta terça-feira, 25, e é uma grande festa, com apresentações artísticas.

O evento terá sete modalidades esportivas atletismo, natação, goalball, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, judô e bocha. Podem competir alunos atletas com idade entre 12 e 17 anos. As provas serão realizadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar.

Os atletas de Rondônia irão competir em três modalidades. Atletismo, Natação e Bocha. O objetivo principal dos Jogos Escolares Paralímpicos é estimular a prática de esportes entre jovens com deficiência. A iniciativa já revelou grandes nomes do esporte brasileiro.

No período de 2009 a 2011 a responsabilidade de levar os estudantes para participar nas paralimpíadas era do Clube Rondônia Paralímpico (CRP), onde o presidente da instituição, professor Silvio Carmo, não media esforços para garantir a participação dos atletas no evento. Em 2012 a CRP iniciou uma parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e desde então o governo do Estado vem apoiando e incentivando a participação dos paraatletas ao custear as passagens aéreas da delegação.

O coordenador de Educação Física e Desporto Escolar da Seduc, professor Expedito Santana, participou ao vivo no sábado, 22 do programa Tá na Rede, da Rede Tv Rondônia, onde ressaltou os projetos esportivos que a Seduc vem desenvolvendo na rede pública estadual de ensino. Semana passada alunos de Rondônia estavam participando dos Jogos Escolares da Juventude Brasil Juvenil, realizado em João Pessoa na Paraíba.


O fim de semana foi de muito trabalho para os profissionais que vão acompanhar e que vão dar suporte para que os paratletas possam competir nas Paralimpíadas Escolares, reunião com os pais e alunos e entrega dos quites que são compostos de uma bolsa padronizada, agasalho e três camisetas.