Parceria entre Sesc, Cineoca e Unir exibe mostra sobre Brecht

Uma parceria cultural que tem dado o que falar. O CineSesc, CineOca e a UNIR se reúnem num projeto de exibição de filmes alternativos que provocam a reflexão e contribuem para o enriquecimento cultural do público de Porto Velho.

Publicada em 21 de August de 2013 às 18:49:00

Uma parceria cultural que tem dado o que falar. O CineSesc, CineOca e a UNIR se reúnem num projeto de exibição de filmes alternativos que provocam a reflexão e contribuem para o enriquecimento cultural do público de Porto Velho. Trata-se do projeto cinema na universidade, voltado não apenas para os estudantes, mas também para toda a comunidade como forma de aproximar a academia da população.

A sessões desse mês de agosto se dedicam ao dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956), um dos grandes pensadores de nosso tempo e acontecem nos dias 21, 22 e 23/08 a partir das 19h30, no Auditório da UNIR Centro. A "Mostra Brecht no Cinema" reúne os principais trabalhos do dramaturgo na sétima arte. “O Sesc e CineOca já tinham uma parceria exitosa, agora com a chegada da universidade, Porto Velho só tem a ganhar”, explicou Michele Saraiva do CineSesc. Simone Norberto, do CineOca, é outra entusiasta do projeto. “No Cineclube sempre propomos a discussão dos filmes exibidos.

Nada melhor que os próprios professores da Universidade, formadores de opinião, para qualificar ainda mais os debates”, comentou. É o caso de Júnior Lopes, professor de teatro do curso de artes da Unir e que será um dos convidados para o bate papo. Além dele também são debatedores os professores Marcelo Sabino, Verônica Aguiar, Ednaldo Bezerra, do departamento de história e Paulo Morais, do departamento de psicologia. Segundo informou Rubens Vaz, pró-reitor de cultura da Unir, os convidados não se restringem ao quadro de professores. “Já tivemos aqui realizadores, diretores e profissionais que tenham a ver com a temática das produções exibidas”, esclareceu. Assíduo frequentador das sessões cineclubistas, o também poeta Rubens Vaz, o Binho, fez poemas sobre as produções exibidas e publicou em uma página do facebook que divulga o cinema alternativo, o cine flutuante.

Programação: As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados.

21/08 - Kuhle Wampe (1932)
Hora: 19h30
Local: Auditório da UNIR Centro
Sinopse: História de uma família operária durante uma crise econômica na Alemanha. Marco do cinema político-social.
21/08 - Como vivem o trabalhador berlinense (1930)

Hora:19h30
Local: Auditório da UNIR Centro
Sinopse: Realizado antes de Kuhle Wampe, este curta de Slatan Dudow mostra através de imagens e sem nenhum som como viviam os trabalhadores berlinense em 1930. Temas como fechamento das fábricas, o aumento do aluguel e o despejo.
22/08 - Os Carrascos também morrem (1943)

Hora: 19h30
Local: Auditório da UNIR Centro
Sinopse: Um nazista é assassinado na Tchecoslováquia ocupada. Como represália, a Gestapo começa uma sangrenta caçada. Obra-prima de Fritz Lang. Roteiro de Bertolt Brecht
23/08 - A Vida de Bertolt Brecht (2006)

Hora: 19h30
Local: Auditório da UNIR Centro
Sinopse: Premiado documentário de Joachim Lang que traça um retrato apaixonado de Brecht, a partir de raras imagens de arquivo e entrevista. O filme aborda mais aspectos da carreira e de suas ideias políticas. Conta com depoimento de duas de suas filhas, já idosas, assim como depoimento de vários de seus atores no grupo teatral em Berlim.

Acompanhe as ações e novidades do cinema na Universidade no
facebook.com/cineflutuante