Pelo fim da violência contra mulher Rondônia lança 16 Dias de Ativismo

Campanha foi lançada pelo governo estadual na Assembleia Legislativa.

Publicada em 25 de November de 2016 às 12:37:00

img_7007

O governo de Rondônia realizou na tarde dessa quinta-feira (24) solenidade na Assembleia Legislativa para dar início aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha visa chamar a atenção da sociedade e conscientizar a população sobre o tema e a importância de fazer denúncias contra a esse crime.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Segundo a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Hérika Fontenele, assegurar os direitos da mulher é o dever do Estado, porém, os indicadores para melhorar essa política dependem da informação da mulher violada.

“No Brasil temos uma lei muito importante, que é a Lei Maria da Penha, mas que precisa ser viabilizada na prática para tornar-se um forte instrumento de combate a esse tipo de violência. Os 16 Dias de Ativismo têm justamente o objetivo de mostrar números e debater o assunto, não só para que se faça valer a lei, mas para que sirva como intimidação aos homens que praticam violência contra as mulheres, porque isso é algo que, nos dias atuais, deve ser inconcebível”, disse.

Para Vera do Nascimento, que é da Rede Lilás e atuante na política há mais de 10 anos, a força feminina está em sua veia. “Sejamos fortes e buscamos mais empoderamento. A campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher vem para aprofundar e debater a forma e o grau de crueldade em que vem ocorrendo os atos de extrema violência contra as mulheres. Esperamos firmar encaminhamentos que permitam uma grande mobilização desenvolvendo ações preventivas e educativas de enfrentamento a essa violência”, enfatizou.


Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais