Pequenas empresas precisam de mais crédito e menos impostos e burocracia, diz Acir Gurgacz

Acir Gurgacz citou dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que comprovam a força dos micro e pequenos empresários.

Publicada em 23 de April de 2015 às 10:46:00

O senador Acir Gurgacz (PDT) sugeriu ao Governo Federal algumas medidas que podem dar suporte à iniciativa de estimular a produção e as exportações das micro e pequenas empresas e dos agricultores familiares.
Para ele, as atividades podem apresentar melhores resultados se o governo mantiver o crédito para esses setores, reduzir os impostos e a burocracia administrativa e melhorar a assistência técnica e extensão rural para os pequenos produtores rurais e a infraestrutura e a logística para o transporte da produção.

Acir Gurgacz citou dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que comprovam a força dos micro e pequenos empresários: existem mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas no país, que são responsáveis por 27% do produto interno bruto (PIB) e por 60% dos quase 100 milhões de empregos no país. No campo, 84% das cinco milhões e duzentas mil propriedades rurais são exploradas em regime de agricultura familiar, e de cada quatro empregos que se gera no País, três vêm de micro e pequena empresa, acrescentou o senador.

E, nesse momento de crise, são essas empresas que melhor superam o período de dificuldades por causa das menores despesas fixas e por representarem o investimento de uma vida de muitas famílias. “São essas pessoas que tocam a economia real, que geram riquezas e receitas para o país, que abrem oportunidades de trabalho e geram empregos e renda para os brasileiros, que dão um duro danado para que suas empresas possam ter lucro e para que possam partilhar esse lucro com seus colaboradores e com toda a sociedade”, avaliou.

De acordo com Acir, o governo precisa negociar com o setor melhores condições de crédito, a desoneração de tributos e a desburocratização administrativa, como as medidas instituídas recentemente pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Supersimples.