22/11/2016 - 12h24min - Atualizado em 22/11/2016 - 12h24min

Período chuvoso favorece ocorrência de acidentes com animais peçonhentos

Aranhas e cobras são os mais comuns em Rondônia.

Cobra-cipó é uma espécie que costuma aparecer nos quintais

Cobra-cipó é uma espécie que costuma aparecer nos quintais

Basta começar o período de inverno amazônico, quando as chuvas são frequentes, para perceber nas áreas urbanas das cidades o aparecimento de animais peçonhentos, aqueles que possuem capacidade de injetar veneno no corpo humano. De acordo com a médica veterinária da Divisão de Fauna da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Márcia Gomes, neste período do ano os animais surgem nas residências em busca de abrigo e alimentação.

Eles procuram locais quentes e úmidos, e também são atraídos pelas presas. Nesta época, as aranhas estão em reprodução o que atrai as cobras. Já os escorpiões estão à procura de baratas. Segundo a médica veterinária, os animais peçonhentos que costumam provocar mais acidentes no Brasil são abelhas, aranhas, escorpiões, lagartas e cobras, destes, em Rondônia prevalecem os acidentes com cobras, aranhas e escorpiões.

‘‘Acidentes com abelhas e lagartas não são tão comuns porque o contato geralmente acontece na natureza. Raros são os casos que ocorrem na cidade. Porém, é importante destacar que as abelhas são atraídas por cheiros e cores fortes, e também pelo barulho, então, por exemplo, se você utiliza uma roçadeira no quintal, isso é um atrativo para a abelha. Ainda têm casos como agora no final de ano que as pessoas querem reformam as residências e utilizam tintas com cheiro forte, não demora muito e já começam a aparecer algumas abelhas e marimbondos’’, destacou.

CUIDADOS

Para evitar problemas com os animais peçonhentos, a médica veterinária orienta como principal dica de prevenção a limpeza. ‘‘É preciso fazer a limpeza dos quintais, não deixar entulho amontoado e aparar a grama. Já dentro de casa, vede as frestas para evitar a entrada desses animais. Muitas pessoas já têm utilizado saquinhos de areia ou espuma nas portas para impedir o acesso’’, disse.

Também é possível reforçar os cuidados com dicas simples, mas que podem ajudar a evitar acidentes com esses animais. ‘‘Verifique ao usar calçado, quando for se vestir, usar tolhas  ou lençóis, se há presença desses animais’’, orientou.

picada de cobra

A orientação é limpar com água e sabão a área picada por animais peçonhentos

Caso haja acidente com algum animal peçonhento, a médica veterinária orienta como primeiros-socorros a limpeza com água e sabão, manter a calma, caso contrário, o veneno se espalhará mais rapidamente pelo corpo e é preciso procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.  ‘‘Não utilize fumo, café ou qualquer outra substância que não seja água e sabão no local da picada porque esses materiais podem levar à uma infecção’’, alertou.

As picadas de animais peçonhentos costumam provocar inchaço, vermelhidão, coceira e dor, mas dependendo do animal a vítima também pode apresentar diarreia, vômito, problemas renais e até diminuição da pressão arterial. A médica veterinária também fez um alerta para que não haja destruição em massa desses animais, pois ocupam papel importante no equilíbrio ecológico. Caso seja necessário fazer a retirada de algum animal peçonhento da residência, a Sedam está à disposição para fazer as recomendações.

 


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ítalo Ricardo e Marcela Ximenes

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:46:00

Comunicado: funcionamento da OAB/RO no feriado de 24 de janeiro

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) comunica aos advogados e comunidade...

POLíTICA | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:42:00

Cleiton Roque acompanha presidente em associação de servidores públicos

Cleiton e Fábio foram até associação dos servidores públicos municipais de Pimenta Bueno.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:39:00

Pagamentos de gratificação e verba de representação são alvo de notificações recomendatórias do MPC-RO

Ainda segundo o órgão ministerial, o pagamento tanto da gratificação quanto da verba de representação configura despesa irregular e patentemente lesiva ao erário.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:36:00

Rescisão indireta – veja 11 situações que o empregado pode demitir o patrão

A rescisão indireta é a falta de cumprimento das obrigações do empregador ou da empresa.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:46:00

Escola de Governo de Rondônia oferece cursos presenciais em diversas áreas até dezembro

São diversos cursos de capacitação com duração de 20h, e o propósito da instituição é também levar capacitação ao interior de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:44:00

Governadores da Amazônia Legal assinam pacto federativo pela segurança pública

O governador Confúcio Moura e os chefes executivos dos estados que fazem parte da Amazônia Legal formalizaram na noite de quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:40:00

Associações Comerciais manifestam apoio à proposta de novo regime fiscal em Rondônia

A minuta do texto está na Casa Civil, que iniciou, com este encontro, diálogo com setores da sociedade sobre a proposta, que propõe alteração na Constituição estadual.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:36:00

Pioneira no Brasil, iniciativa do governo de Rondônia prevê contratação de profissionais para funções de gerência e direção por meio de seleção

A contratação de profissionais para desenvolver atividades de gerência, coordenação e direção em cargos oferecidos pelo governo de Rondônia será feita a partir de agora por meio de seleção.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:34:00

Enfermeiros são capacitados para o atendimento avançado de pacientes com trauma e politrauma

O governo de Rondônia investiu nos últimos quatro anos mais de R$ 3 milhões na capacitação e aperfeiçoamento de servidores do setor de saúde.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:28:00

Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia

Sem câmeras de monitoramento e longe do olhar de testemunhas, muitos crimes acontecem assim, o que leva a vítima a não ter esperança de que o criminoso seja localizado e preso.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:22:00

Matrículas na rede municipal iniciam hoje e ano letivo começa 6 de fevereiro em Vilhena

O esforço da SEMED é garantir vagas aos alunos e assegurar retorno do ano letivo.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:31:00

Prefeitura prepara grande festa para comorar 102 anos de instalação do município de Porto Velho

​Programação começa às 9h e prossegue até a noite com brincadeiras e shows musicais.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:25:00

Detran implanta novo sistema online para emissão de documentos de veículos

Serviços estarão suspensos hoje e terça para testes.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:18:00

Agevisa orienta população para o controle de caramujos africanos em Rondônia

Nesta época do ano, com as chuvas intensas, é comum encontrar em quintais, hortas e jardins, algumas espécies de caramujos.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 08:51:00

Jejum intermitente: vale a pena apostar nessa tendência para perder peso?

Em evidência, método polêmico tem conquistado cada vez mais adeptos, especialmente dentre aqueles que desejam emagrecer.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2016 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com