Pesquisador que afirma possibilidade de rompimento em barragens no Madeira participará de audiência pública

“O vertedouro das usinas não tem capacidade para grandes enchentes no futuro”, afirmou Philip Fearnside.

Publicada em 24 de November de 2015 às 16:33:00

O deputado Léo Moraes (PTB), é proponente da audiência pública que será realizada no próximo dia 10 de dezembro, na Assembleia Legislativa, às 9h, para debater sobre as veiculações na mídia a respeito da possibilidade de rompimento das barragens das Usinas do Madeira.

A audiência contará com o doutor em biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, que esteve na audiência realizada em Manaus no início de novembro onde foram discutidos os impactos ambientais advindos da instalação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Léo Moraes participou do debate em Manaus e disse ter ficado preocupado quando o pesquisador afirmou que a falta de uma avaliação séria antes das obras no Madeira, colocou as barragens sob risco de rompimento.

Segundo Fearnside, a previsão de mudanças climáticas é de que haverá mais enchentes grandes. O problema, disse, é que as usinas foram desenhadas nas enchentes passadas. Na de 2014, chegou no limite.

Dessa forma, segundo o pesquisador, existe o risco de que, provavelmente, elas não suportem e se rompam podendo haver tragédia em Porto Velho.

“O vertedouro das usinas não tem capacidade para grandes enchentes no futuro”, afirmou Philip Fearnside.

Diante disso, Léo Moraes pediu com urgência a realização da audiência pública para cobrar dos consórcios responsáveis, explicações e ao mesmo tempo solicitar medidas urgentes que tentem minimizar os prejuízos de ordem social, ambiental e econômica que os municípios da calha do Madeira já estão sofrendo.

“É um tema extremamente urgente e importante para toda a população de Porto Velho. Precisamos ter uma garantia real da verdadeira situação das usinas”, concluiu o deputado.