Pimentel na SESAU!

Valdemir Caldas

Publicada em 09/11/2012 às 09:40:00

Os padrinhos políticos do senhor Williames Pimentel pressionaram – e conseguiram – emplacá-lo na Secretaria de Estado da Saúde. A notícia foi postada no blog do jornalista Carlos Henrique Ângelo e repercutida neste Tudo Rondônia.
Atualmente, Pimentel responde pela pasta da saúde municipal. Meses atrás, seu nome foi cotado para assumir a SESAU, mas acabou sendo defenestrado por um grupo de deputados, liderado pelo então presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo.

Depois que a Operação Termópilas, realizada pela Polícia Federal, expôs à sociedade a dimensão do cancro que corroia as esquálidas estruturas do setor, ficou claro por que parlamentares não queriam Pimentel no comando da SESAU.

No segundo turno da eleição para a prefeitura de Porto Velho, Pimentel apoiou Lindomar Garçom. Teria, inclusive, pedido votos de servidores da SEMUSA, para o candidato do Partido Verde, pois esperava continuar no cargo por mais quatro anos. Mas Garçom perdeu e levou de roldão o sonho de Pimentel.

Não sei quais foram os argumentos usados pelos padrinhos de Pimentel para convencer o governador Confúcio Moura a nomeá-lo para comandar a saúde estadual, mas duvido que eles tenham feito qualquer referência à Operação Higéia.
Pois é. O povo não se esqueceu, exceto, é claro, os amigos e admiradores Pimentel, que acreditam que ele possua o condão para retirar o sistema de saúde do caos no qual está mergulhado.

A política, como se sabe, é feita de compromissos. E não é qualquer um deles. Desconheço os compromissos do governador com os padrinhos políticos de Pimentel, só não concordo que eles estejam acima do interesse público, pois este, numa democracia representativa, deve estar em primeiro plano.

A política e a administração pública não podem continuar a serviço de grupos, mas voltadas para servir às legítimas aspirações da sociedade. Os privilégios pessoais ou de grupelhos não podem atravancar o caminho dos poderes, acarretando danos à população e impedindo que eles exerçam, na sua essência e objetividade, suas verdadeiras finalidades.

Pessoalmente, nada contra o senhor Williames Pimentel, mas bem que o governador poderia buscar o nome para a saúde noutra seara. Assim, evitaria que a sua administração ficasse cada vez mais exposta a maledicências e críticas acerbas, principalmente dos torcem e trabalham para vê-la no fundo do poço, muitos dos quais entronizados em setores estratégicos do governo.