Pimentel vai reduzir secretarias, contratar servidores para postos de saúde e creches e 100% de arcondicionado nas escolas

O candidato a prefeito Williames Pimentel participou na noite desta quinta-feira (29.09), do debate promovido pela  Tv Rondônia, emissora da Rede Amazônica de Televisão.

Publicada em 30 de September de 2016 às 10:43:00

O candidato a prefeito Williames Pimentel participou na noite desta quinta-feira (29.09), do debate promovido pela  Tv Rondônia, emissora da Rede Amazônica de Televisão. Centrado apenas em apresentar suas propostas de governo, Pimentel não se envolveu nas provocações e informações deturpadas repassadas durante o debate. As principais medidas destacadas no debate, foram as seguintes: redução de secretarias e cargos comissionados; fim de aluguéis milionários de prédios; contratar servidores para colocar em funcionamento os postos de saúde e creches já construídos; e ainda, 100% de arcondicionado, 100% de biblioteca e 100% de informática em todas as escolas municipais.

Dos sete candidatos que disputam o cargo de prefeito de Porto Velho, apenas Pimentel é portovelhense nato. O debate foi mediado pelo jornalista André Luiz Azevedo, que trabalha há mais de 30 anos na Rede Globo e foi correspondente da emissora em Portugal. O debate teve quatro blocos e as perguntas foram feitas de candidato para candidato.

PRIMEIRO BLOCO: SEGURANÇA PÚBLICA E REDE DE ESGOTO

No primeiro bloco, a regra estabelecida foi de perguntas com tema determinado. O primeiro questionamento do debate foi em relação à segurança pública. O candidato Roberto Sobrinho manifestou ser completamente contrário a investimentos da Prefeitura na área de segurança, sendo contra o aproveitamento de policiais militares e contra a criação da Guarda Municipal.

Mas para o candidato Williames Pimentel a Prefeitura não pode ser indiferente à problemática da violência e deve sim investir, mesmo em caráter temporário, medidas que assegurem segurança pública aos moradores. Neste sentido, ele afirmou que irá firmar convênio com o Governo Estadual, para aproveitar os PMs que estejam de folga, no trabalho de reforço de policiamento.

Pimentel destacou também que irá promover ações imediatas para ampliar a iluminação pública, principalmente ao redor das escolas e faculdades, pois estes locais são considerados de riscos.

Outra medida anunciada, será a questão da recuperação e ampliação de câmeras de monitoramento, de modo a auxiliar na vigilância. Pimentel também falou da necessidade de investimentos concretos em uma política social voltada para o esporte, lazer e cultura, de modo a envolver crianças e jovens, e neste sentido, efetivar um trabalho preventivo evitando a vulnerabilidade ao crime e à violência.

A pergunta em seguida foi com relação a rede de esgotos. O candidato Léo Moraes disse pretender acionar de imediato o sistema de Parceria Público Privada- PPP, para desta forma garantir a concretização da rede de esgoto. No entanto, na réplica, o candidato Pimentel explicou que não tem como acionar o sistema PPP nesta primeira fase, e isto só poderá ocorrer, esgotada a aplicação dos recursos federais que já se encontram à disposição na Caixa Econômica Federal.

Pimentel explicou que foi graças à intervenção do governador Confúcio Moura, que os processos licitatórios foram refeitos, e desta forma, vem garantindo a aplicação dos recursos nas obras de saneamento básico na capital. Na sequência, Pimentel declarou que o restante de recursos que faltar para esta obra, irá conseguir em Brasília via o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Bndes, assegurando 100% da rede de esgoto e 100% de água tratada na capital.

A polêmica neste bloco ficou por conta do candidato Hildon Chaves do PSDB, que respondeu categoricamente que irá tomar a Caerd e terceirizar os seus serviços. “Não podemos tolerar esta questão”, disse.

SEGUNDO BLOCO: COLOCAR POSTOS DE SAÚDE E CRECHES EM FUNCIONAMENTO

A regra estabelecida pela organização do debate foi de perguntas com tema livre entre os candidatos.  O candidato a prefeito Williames Pimentel disse que diante da situação administrativa e financeira que a Prefeitura se encontra, com grave comprometimento dos recursos com folha de pagamento, será necessária a realização de uma profunda reforma administrativa, com a redução de secretarias e cargos comissionados, de modo a garantir a adequação da arrecadação e os gastos. Com estas medidas, ele pretende efetivar a contratação de novos servidores e colocar em funcionamento os postos de saúde e creches que encontram-se construídos, mas não estão em funcionamento.

Na sequência, o candidato Mauro Nazif indagou Pimentel sobre o credenciamento do Hospital de Barretos, e de forma demagógica, disse ser necessário respeito, efetivando críticas a sua atuação como secretário estadual de Saúde. Tranquilo, o candidato Pimentel disse perdoar o candidato pela sua conduta, pois apesar de ser médico nunca foi gestor público na área de saúde. 

Pimentel explicou que por se tratar de uma entidade filantrópica, houve impedimentos de ordem legal. Segundo o candidato, o Hospital de Barretos pretendia receber recursos do Fundo Nacional de Saúde, diretamente na sua conta bancária. Apesar dos esforços de intermediação, por não ser responsabilidade do Governo Estadual, Pimentel declarou que o Ministério da Saúde não encontrou uma saída legal para atender o hospital, na forma como pretendia. “Doutor Mauro, este credenciamento não é competência do Estado, lamento o senhor se encontrar completamente desinformado”, encerrou.

TERCEIRO BLOCO: 100% DE INFORMÁTICA, ARCONDICIONADO E BIBLIOTECA NAS ESCOLAS

A exemplo do primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas com base em tema determinado. O candidato Mauro Nazif indagou Pimentel sobre a sua plataforma para o setor educacional. O candidato do PMDB informou que além de ampliar as escolas em regime integral, também tratará como prioridade uma nova política de valorização dos trabalhadores da educação, visando garantir melhores condições de trabalho, e promover estímulo profissional e pessoal.

Contundente, Pimentel foi firme ao destacar que irá promover uma grande revolução positiva no setor educacional, valorizando os professores, revisando a perversa chamada escolar, reformando a rede de energia de todas as escolas, de modo a garantir 100% de arconcidionado em todas as escolas municipais. Mas Pimentel foi além, ao declarar já se encontrar dentro do Programa de Governo da Prefeitura, 100% de biblioteca e 100% de informática em todas as escolas.

Ao responder a pergunta do candidato Léo Moraes, sobre as propostas para o esporte, cultura e lazer, Pimentel elencou como primeira medida, a revitalização de todas as quadras esportivas e campos de futebol dos bairros, de modo a garantir condições adequadas para a prática esportiva, incentivando assim as realizações das competições esportivas. O candidato também complementou que vai empreender esforços, no sentido de fortalecer a prática esportiva nas escolas.

Ainda durante o debate, Pimentel foi o único candidato a se comprometer em efetivamente garantir internet para todos. “Iremos agilizar medidas concretas para a implantação de uma rede de tecnologia a disposição da população”, observou.

Com relação a área da cultura, Pimentel destacou que irá apoiar os grupos culturais existentes, no sentido de se organizarem em cooperativas ou federações, e posteriormente buscar a profissionalização destes operadores, de modo a garantir em breve período, a independência financeira destas agremiações. Disse ainda, que é intenção trazer consultores de Parintins de modo a fomentar a economia criativa. Também defendeu um calendário fixo nos setores esportivo e cultural e anunciou ações voltadas a apoiar o teatro, a dança, e a arte cênica, fazendo uma parceria concreta com o Teatro Estadual.

Também no terceiro bloco, Pimentel falou sobre o abandono dos distritos. Anunciou a criação de uma subprefeitura em Jaci-Paraná, parceria com o DER para efetivar permanentemente a manutenção e a limpeza das ruas dos distritos. Com relação a população ribeirinha, também informou sobre o projeto de construir portos com escada, de modo a diminuir o sofrimento dos produtores.

A polêmica deste bloco ficou por conta da “briga” entre o prefeito e o deputado estadual. O candidato Léo Moraes fez duras críticas à gestão de Nazif, mas estrategicamente se negou a informar qual o montante de recursos disponíveis por deputado, para apresentação de emenda parlamentar. Em resposta, Mauro Nazif disse: “Ele passou dois anos de vereador e não terminou o mandato. Tem quase dois anos de deputado e já quer ser prefeito. Na realidade o Léo é um excelente contador de estórias”.

QUARTO BLOCO: APESAR DA “BAIXARIA”, PIMENTEL DEFENDEU PROPOSTAS

A regra para o último bloco foi de perguntas com tema livre, seguido das considerações finais. O último bloco do debate entre os candidatos a prefeito de Porto Velho foi marcado por críticas, insultos, ataques e graves denúncias. O candidato Hildon Chaves do PSDB voltou a dizer que se sentia enojado de participar do debate juntamente com Roberto Sobrinho, já condenado em vários processos.

A reação foi imediata. Roberto Sobrinho disse que o candidato Hildon Chaves não tinha moral para falar em moralidade, pois praticamente foi expulso do Ministério Público, quando exercia o cargo de promotor. “Doutor Hildon o senhor deveria aproveitar o programa para apresentar propostas e não ficar atacando os demais candidatos. No tapetão aqui tu não ganha não. Você é empresário e quer na realidade é ganhar mais dinheiro. Sou funcionário público igual você era, e fico admirado com o super patrimônio que você tem, superior a R$ 11 milhões de reais. Você fala de moralidade porque este teu patrimônio ainda não foi investigado. E também, é bom que fique claro que não lhe devo satisfação”, ressaltou Sobrinho.

Na sequência respondendo a questionamento de Roberto Sobrinho, Pimentel falou sobre regularização fundiária. Ele defendeu a unificação dos setores da Prefeitura e do Governo que tratam deste assunto, juntamente com a Corregedoria do Tribunal de Justiça. Prometeu o candidato que em dois anos, vai entregar 50 mil títulos de regularização de terrenos na capital e nos distritos.

O último tema focado por Pimentel, foi com relação a saúde. Ele disse que vai trabalhar para reorganizar completamente o setor de saúde, recuperar os postos, e revitalizar as Unidades de Pronto Atendimento. Defendeu um cronograma para tratamento preventivo contra o câncer, esquema arrojado de vacinação, e um acompanhamento especial dos diabéticos e hipertensos.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

DESENVOLVIMENTO: Pimentel defende a implantação de novas agroindústrias e apoio concreto aos distritos

O candidato a prefeito Williames Pimentel (da coligação Por amor a Porto Velho), declarou hoje que as subprefeituras a serem instaladas já em janeiro de 2017, no caso dos distritos, terão importante missão a desempenhar, no tocante ao desenvolvimento de gestões de apoio ao setor produtivo, principalmente no atendimento aos pequenos produtores rurais.

Ele destacou que irá fomentar a implantação de novas agroindústrias. E como apoio concreto da administração municipal, Pimentel explicou que as subprefeituras com a parceria de outros organismos, estará atuando também diretamente no apoio a recuperação de solos, e na ampliação da produção agrícola e agropecuária do município, por meio do programa pró-calcário.

Pimentel disse já se encontrar inserido no Programa de Governo da Prefeitura, o apoio técnico a produção, secagem e armazenamento de grãos e produção de leite e carne, com vista a atender o consumo interno (laticínios, frigoríficos, fabricas de ração e granjas), além da exportação para países vizinhos.

MINERAÇÃO: O candidato a prefeito Williames Pimentel também destacou as metas para o setor mineral: 1)     Incentivar o desenvolvimento e infraestrutura necessária para diminuição dos custos de produção de brita na região de Extrema, atualmente principal fornecedora para o Estado do Acre;  2) Atrair empresas interessadas na produção de produtos cerâmicos com alto valor agregado (principalmente cerâmica branca); e 3) Implantar plano de aproveitamento mineral do município de Porto Velho com o objetivo de destacar áreas produtoras, áreas potenciais e preservar as jazidas e áreas potenciais para extração de recursos minerais.

CREDITO PARA O TURISMO: Outra medida de impacto anunciada por Pimentel, diz respeito a concessão de   microcrédito para os pequenos empreendedores do turismo, incluindo linha diferenciada para iniciativas promovidas em comunidades ribeirinhas, voltado ao turismo sustentável e produção do artesanato regional. O candidato também pretende desenvolver o Plano Municipal de Turismo para projetar o município de Porto Velho no circuito turístico nacional e internacional.

Assessoria de Imprensa