Policiais do Núcleo de Operações Aéreas realizam treinamento com rapel e salto em aeronave em Porto Velho

Os membros da equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), sendo seis pilotos e nove tripulantes, participaram do terceiro dia de treinamento operacional...

Publicada em 05 de May de 2016 às 11:16:00

Os membros da equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), sendo seis pilotos e nove tripulantes, participaram do terceiro dia de treinamento operacional, nessa quarta-feira (04), no Comando Geral da Polícia Militar com pilotos do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo (NOTAer).

O treinamento iniciou na última segunda-feira e encerra nesta quinta-feira (05). Foram realizadas oficinas teóricas e práticas. Participam do treinamento policiais militares, civis e bombeiros.

Na manhã desta quarta-feira, a equipe do NOA recebeu instruções de embarque e desembarque da aeronave, rapel e salto da aeronave para resgate, sendo utilizado para o treinamento o helicóptero falcão 02, o mesmo utilizado pelas polícias no Brasil.

Segundo o piloto do NOA, major Carlos Lopes, esse é um treinamento padrão com normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Os policiais são treinados para realizar embarque e desembarque da aeronave em movimento, simulando situações onde não possa fazer um pouso seguro. Outra simulação de grande importância, é a utilização do rapel com saltos da aeronave para ações rápidas de chegada em situações críticas e para resgates de vítimas em água e mata fechada”, explicou Lopes.