População poderá visitar Parque Natural de Porto Velho a partir deste sábado

O parque será reaberto para visitação pública neste sábado, dia 28 de fevereiro.

Publicada em 27 de February de 2015 às 08:54:00

Assunto: "Reinauguração do Parque Natural"
Horário: 9h
Data: 28/02/2015
Local: Final da Rio Madeira- Antigo Parque Ecológico



Porto Velho, RO - A Prefeitura concluiu mais uma etapa das obras de reforma do Parque Natural de Porto Velho, Também conhecido como “Parque Ecológico”. Conforme o secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benicio de Brito, responsável pela unidade de conservação, um dos pontos principais é o término do circuito de arvorismo. O parque será reaberto para visitação pública neste sábado,  dia 28 de fevereiro.

O circuito de arvorismo foi uma das maiores obras executadas. É uma “trilha suspensa”, construída no alto das árvores para que as pessoas tenham um contato mais direto com a natureza e possam contemplar melhor as belezas do local.

Também chamada de estação de arvorismo, a obra no Parque Natural de Porto Velho é da modalidade aclive e declive (subida e descida), com 16 plataformas (bases) feitas de madeira e 305 metros de extensão.

Benício ainda informa que serão construídas novas pontes de madeira nas três trilhas existentes no meio da mata, sendo que uma delas já está pronta. A reforma do viveiro também está em fase de conclusão. “Além disso, construímos calçadas com acessibilidade para cadeirantes, reformamos o parque infantil e construímos outro, ampliamos a área destinada para piqueniques e compramos vários equipamentos, o que representa um investimento da ordem de R$ 1 milhão”, disse.

Destaque também para a instalação dos marcos e placas que indicam o limite da área do parque, que é de 390 hectares, e o processo de regularização fundiária. O secretário adiantou que no dia da reabertura para visitação pública, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) vai entregar oficialmente ao Município a área do parque, que pertencia ao Governo Federal. “Estamos no caminho para transformar o nosso Parque Natural na unidade de conservação referência da Amazônia”, comemora o secretário. Ele acrescenta que haverá outras obras importantes no local. Cita como exemplos a construção de uma torre de observação e uma passarela para cadeirantes em uma das trilhas, dentre outras que serão anunciadas posteriormente.