Por que tanta controvérsia envolvendo a saída do secretário da Semad?

Valdemir Caldas

Publicada em 19 de janeiro de 2017 às 07:39:00

Mudanças nas equipes dirigentes de quaisquer organizações, a rigor, não passam de meros atos de rotina. Somente a inexperiência administrativa pode supor que um mesmo grupo de direção permaneça em seus postos durante longo tempo, por exemplo, a duração de um mandato.

Há mudanças, contudo, que precisam ser devidamente esclarecidas, especialmente quando não há motivos aparentes para alterações. Nesse caso, mais se impõe o dever de explicar com a clareza necessária às causas da modificação.

A população portovelhense aguarda com certa ansiedade as indispensáveis explicações a respeito da exoneração do secretário municipal de administração, não somente porque se tratava de um auxiliar direto do prefeito Hildon Chaves, como também por serem conhecidos os laços de amizade que os uniam, além, é claro, da confiança recíproca.

Foi uma exoneração sumária, sem anuncio prévio. Talvez, por isso, vicejem as mais controvertidas versões em torno do assunto. Ora o prefeito fala uma coisa. Ora o secretário exonerado diz outra. Ora, ainda, segmentos da imprensa divulgam informações outras.

Proliferam fortes indícios de que o secretário demitido teria atraído sobre si oposição de dirigentes partidários, possivelmente afetados por sua enérgica ação à frente da Semad. Seja como for, uma explicação precisa ser oferecida à população pela autoridade máxima do município de Porto Velho. E não se diga, porém, que é apenas a imprensa a maior interessada em conhecer a fundo a questão, mas toda a sociedade, principalmente aquela parcela que aplaudiu a escolha do secretário agora despachado.