Porto Velho: Semtran inicia testes em novos semáforos

Também na Rua Venezuela, na terça-feira (27), foi iniciada a sinalização de segurança, composta de sinais horizontais (barras de retenção e outras pinturas em solo).

Publicada em 28 de January de 2015 às 18:24:00

Porto Velho, Rondônia - A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) está em fase de testes de quatro novos semáforos, instalados em importantes cruzamentos da cidade. Os testes visam definir a sincronização do fluxo e a recepção dos sinais na central semafórica, instalada na sede da secretaria. Os sinais luminosos estão instalados nas ruas Campos Sales com Rio de Janeiro, Almirante Barroso com Marechal Deodoro, Carlos Gomes com Farquar e Pinheiro Machado, logo após a Rua Venezuela.

Também na Rua Venezuela, na terça-feira (27), foi iniciada a sinalização de segurança, composta de sinais horizontais (barras de retenção e outras pinturas em solo). O secretário da Semtran, Carlos Guttemberg, informou que essas pinturas estão sendo feitas com tinta termoplástica ao invés da costumeira resina acrílica. “Essa tinta é mais cara, mas oferece muito maior durabilidade. A resina demanda retoques a cada seis meses enquanto a tinta termoplástica dura de três a quatro anos. Nossa intenção é utilizar esse material na sinalização horizontal onde pudermos, já que existem locais em que essa tinta não adere bem, devido a pouca qualidade da camada asfáltica”, afirmou.

A Semtran entende que os investimentos em sinalização colaboram para a vertiginosa desaceleração na quantidade de acidentes de trânsito em Porto Velho. “Já chegamos a figurar entre as capitais com maior índice de acidentes no país, hoje essa realidade mudou muito. De janeiro de 2010 a novembro de 2014 registramos uma queda superior a cinquenta por cento nos acidentes em geral e nos acidentes com vítimas fatais.

Também houve uma queda de mais de quarenta por cento em acidentes com vítimas não fatais. Creio que isso possa ser visto como uma grande conquista do município. Um dos principais fatores para esse acontecido sido os constantes investimentos em sinalização”, destacou Guttemberg.

Por Renato Menghi