Posse de Hildon teve críticas severas a Nazif, fala em corda na casa de enforcado e detalhamento de medidas emergenciais

Segundo o prefeito recém-empossado, Porto Velho é uma cidade onde impera o descaso, a leniência, a falta de cuidado, o caos. Ele anunciou a extinção de secretarias, enxugamento de gastos e corte de privilégios no primeiro escalão da administração.

Publicada em 01 de janeiro de 2017 às 18:37:00

RUBENS COUTINHO/Da reportagem do Tudorondonia

 

O discurso de posse do novo prefeito de Porto Velho, Hildon Limas Chaves (PSDB), na tarde deste domingo, no auditório da Unopar, na capital, teve o detalhamento de medidas emergenciais a serem adotadas de imediato pela nova administração, promessa de combate sem trégua à corrupção, críticas duras à desastrada e fracassada administração do então prefeito Mauro Nazif (PSDB) e uma cutucada nos vereadores empossados, desafiados a agirem "com transparência , moralidade e economicidade".  Entre os empossados estavam dois vereadores que foram presos na Operação Apocalipse, Jair Montes e Marcelo Reis. 

Hildon Chaves disse que combaterá sem trégua a corrupção e adotará um regime de austeridade orçamentária.

Ele resumiu assim o seu tripé administrativo: "Combate à corrupção, defesa da austeridade e muito trabalho".

 MEDIDAS EMERGENCIAIS

O prefeito adiantou, no discurso, as  medidas emergenciais da administração que entra: 1 - Tomada de Contas Especial; 2 - Congelamento em 30% das despesas de custeio; 3 - Corte linear de 15% sobre todos os contratos mantidos pela Prefeitura; 4 - Criação da Superintendência de Licitações, que concentrará todas as licitações do município ; 5 - Criação da Ouvidoria, com o Disque Denúncia, e Corregedoria, como instrumentos de fiscalização, pela população, dos atos dos administradores municipais; 6 - Adoção do ponto eletrônico para todos os servidores e auditoria na folha de pagamento pela Fundação Getúlio Vargas; 7 - Redução no número de secretarias, de 21 para 12 - Extinção do privilégio de uso de telefone e carros para secretários,  pago com o dinheiro público; 8 - Implantação da frota única de veículos , que só serão liberados diretamente pelo gabinete do prefeito , com controle de combustível, monotoramento eletrônico e recolhimento à garagem no fim do expediente; e 9 - Proibição da concessão de diárias e passagens aéreas por seis meses, salvo em casos excepcionais; 9 - mutirão de limpeza, com varrição, coleta de lixo acumulado, podas de árvores, pinturas, troca de lâmpadas, combate à dengue, Chikunguya e zika.

CRÍTICAS A NAZIF

Hildon Chaves não poupou críticas à finada administração Nazif e anunciou medidas que podem complicar ainda mais o ex-prefeito, como uma tomada de constas especial e auditoria na folha de pagamento. Segundo o prefeito recém-empossado, Porto Velho é uma cidade onde impera "o descaso, a leniência ( tolerânciacondescendênciasuavidadelenidade), a falta de cuidado, o caos".

Ao enumerar suas prioridades, ele afirmou que, na capital, a assistência à saúde é praticamente inexistente, a educação apresenta índices vergonhosos  e a infraestrutura precária  coloca a cidade em último lugar entre as capitais, isso após quatro anos de administração Nazif e oito anos de administração petista (Roberto Sobrinho). No seu discurso, porém, o novo prefeito não citou nomes.