Prefeito anuncia procedimentos para a saúde de Cacoal

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cacoal deve ser entregue em dezembro.

Publicada em 22 de October de 2014 às 14:41:00

Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (22) na Rádio Comunitária Samauma, o prefeito de Cacoal padre Franco Vialetto, anunciou a resolução na área da saúde do município. Segundo Franco, após audiência realizada nesta terça-feira (21), na 1° Vara Civil, ficou acordado que a partir de março de 2015, o Governo do Estado reassumirá a responsabilidade dos atendimentos de alta e média complexidade de Cacoal, até lá o Município e o Estado irão compartilhar a gestão hospitalar da Unidade Mista, que continuará funcionando nas dependências do Hospital São Daniel Comboni, conforme acordado com a ASSDACO.

“Gostaria de esclarecer o que aconteceu em Cacoal. Tempos atrás, em outras administrações foi pedido ao Governo Estadual que fosse feito de Cacoal o pólo da Saúde da região. Isso quer dizer que o município assumiria a responsabilidade da média e alta complexidade que é de responsabilidade do Governo. No começo parecia uma coisa boa, mas aos longos dos anos, isso se manifestou claramente de forma negativa, porque aceitando ser esse pólo, Cacoal não trataria apenas de pacientes daqui, mas de todos os municípios das redondezas pactuados ou não, o que levou ao desgaste do setor”, disse o prefeito.

Segundo informações do Secretário de Saúde do Estado, Williames Pimentel, uma força tarefa será montada para averiguar quais as principais demandas, e quais adequações devem sem implantadas para o correto atendimento no local até o dia 2 de março quando o município será responsável apenas pela baixa complexidade como está previsto na Lei.

“Não há coisa mais justa, porque alta e média complexidade é dever do Estado e o município havia assumido isso e estava pagando um preço muito alto, agora equilibrando as coisas tenho certeza que vamos cumprir a missão de atender com dignidade, qualidade e carinho, e todos poderão enxergar o esforço que realizamos. É claro que existem muitos conflitos, mas é meu dever como Prefeito assumir a responsabilidade e tomar decisões sem ter medo de críticas”, afirmou Franco.

Baixa, Média e Alta Complexidade

Segundo os termos da NOB-SUS 01-96, da Portaria 648/GM-2006 e do artigo 30, inciso VII, da Constituição Federal, compete ao município nas suas respectivas urgências, abrangendo a saúde preventiva, o controle de tuberculose, a eliminação da hanseníase, o controle de hipertensão, o controle de diabetes melittus, as ações de saúde bucal, as ações de saúde da criança e as ações de saúde da mulher, atribuindo assim a responsabilidade pela atenção básica.

A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

Já a alta complexidade é um conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

Investimentos na Saúde

Além da Gestão Compartilhada com Estado, Franco lembrou dos diversos investimentos na área da Saúde que estão em andamento.

Novo Hospital Municipal

O novo Hospital Municipal está orçado em 47 milhões para uma obra de cinco mil metros quadrados e capacidade para 140 leitos, sendo 20 milhões para o prédio e 27 milhões para compra de equipamentos. O projeto já foi enviado para Caixa Econômica Federal que deve deferir a liberação para licitação até a primeira quinzena de novembro.

UPA E SAMU

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cacoal deve ser entregue em dezembro. A UPA que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC II do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Cacoal está orçada no valor de R$1.934.020,21 e resolverá grande parte das urgências e emergências, e trabalhando de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU) que deve ser implantada após a entrega da obra.

UBS

Quatro novas Unidades Básicas de Saúde já foram licitadas e a ordem de serviço para inicio das obras deve acontecer nos próximos dias.