Prefeitura asfalta ruas danificadas pela enchente no entorno do Terminal Hidroviário

Depois da reforma, a estrutura precisa receber o certificado de que está apita a ser utilizada novamente, além de autorização da Marinha para operar.

Publicada em 29 de August de 2014 às 14:38:00

Por meio da secretaria Municipal de Obras (Semob), a prefeitura de Porto Velho iniciou na tarde desta quinta-feira (28), o asfaltamento das ruas no entorno do Terminal Hidroviário, na região conhecida como “Cai N’água”. Os trabalhos no local começaram na terça-feira (26), com retirada de entulhos e preparação de base. Chefe de campo da Semob e líder da equipe, Roane Freire, disse que após retirar o restante da sujeira deixada pela enchente, utilizando retroescavadeiras e caçambas, taparam os buracos com “pedra rachão” e depois compactaram com auxílio de rolo compactador. “Essas pedras vão garantir a sustentação do solo para aplicação da massa asfáltica”, explicou.

O trabalho será concluído até sábado (30), e segundo Freire, o objetivo é recuperar o trecho deteriorado pela enchente e garantir acessibilidade do público ao Terminal Hidroviário. Com isso, a prefeitura também garante mais segurança e tranquilidade às pessoas que precisam viajar de barco ou que chegam na capital rondoniense nas embarcações.

Terminal

De acordo com o administrador do Terminal Hidroviário, Gabriel Bruxel, dentro de dez dias, se tudo ocorrer como o planejado, será concluída a reforma na parte terrestre do terminal. O próximo passo será a recuperação da estrutura naval (flutuante). Afirma que foi danificado um dos cabos de aço que dá sustentação e a capa termo asfáltica no local por onde passam os veículos. Também é necessário fazer o tratamento térmico no flutuante 2. “Isso significa que é preciso substituir a água que garante o equilíbrio da peça por pedras ou areia”, observou.

Depois da reforma, a estrutura precisa receber o certificado de que está apita a ser utilizada novamente, além de autorização da Marinha para operar. Bruxel afirma que a prefeitura está fazendo todo esforço possível para que o Terminal Hidroviário seja liberado ao público, em plenas condições de uso, o quanto antes possível.