Prefeitura implanta abrigo para acolher os atingidos pela cheia do Rio Madeira

No município de Porto Velho, no que diz respeito à área urbana, existem três bairros em situação de alagamento .

Publicada em 06 de March de 2015 às 17:13:00

Porto Velho, RO -A Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, por meio do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e de Emergência implantou uma Unidade de Acolhimento Institucional, ou seja, um abrigo, para acolher os atingidos pela enchente do Rio Madeira. O abrigo fica localizado na BR 319 após a ponte do Rio Madeira e tem capacidade de abrigar 15 famílias em média.

Maickey Martins Cardoso, chefe do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e de Emergência da Semas explicou que anterior a instalação do abrigo foi feito um levantamento pela Defesa Civil e técnicos da Semas, onde foram detectadas famílias que já estão em situação calamitosa precisando ser removidas.

No município de Porto Velho, no que diz respeito à área urbana, existem três bairros em situação de alagamento - Triângulo, São Sebastião e Milagres. Existe uma área no Bairro São Sebastião, o Beco Gravatal e proximidades, onde se encontram várias famílias em situação de alagamento.

Importante

O secretário municipal de Assistência Social, Daniel Vieira, disse que na última sexta-feira (27.02) mobilizou uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e sócio educadores para trabalhar dando assistência e apoio necessário às famílias que ficarão abrigadas na unidade de acolhimento institucional. “É importante observar uma coisa: as famílias que forem acolhidas, abrigadas na Unidade de Acolhimento não terão direito a receber o benefício Auxílio Aluguel e as famílias que receberão o Auxílio Aluguel não serão abrigadas na Unidade. São dois benefícios distintos, duas condicionalidades diferentes, e não podem ser cedidas à população necessitada de forma acumulativa, é preciso optar, ou a permanência no abrigo ou o benefício Auxilio Aluguel”, esclareceu o secretário Daniel Vieira.

Texto e fotos: Adaides Batista