Prefeitura realiza mutirão de limpeza, pintura e iluminação na Praça Madeira- Mamoré

Durante os próximos dez dias, a praça estará fechada para veículos e o público só poderá entrar se houver condições de segurança.

Publicada em 03 de September de 2015 às 19:07:00

A prefeitura de Porto Velho inicia na manhã desta sexta-feira (4) um mutirão para realizar os serviços mais urgentes na Praça da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré. Conforme o presidente da Fundação Cultural, Antônio Jorge dos Santos, que vai coordenar as ações, não se trata de reforma, mas uma ação conjunta de várias secretarias municipais para melhorar a limpeza, iluminação e a manutenção básica do local.

Durante os próximos dez dias, a praça estará fechada para veículos e o público só poderá entrar se houver condições de segurança, tendo em vista que a grande frente de trabalho utilizará roçadeiras, caminhões e máquinas pesadas. Além disso, como a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) vai executar reparos na rede de iluminação pública, pode haver o risco de alguém sofrer choque elétrico.

O mutirão vai envolver as Secretarias de Serviços Básicos (Semusb), responsável pela limpeza, retirada de entulhos e pintura de meio-fio; Meio Ambiente (Sema), fará a poda de árvores e plantio de mudas; Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), reforma da rede elétrica no prédio da administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; Transportes e Trânsito (Semtran), sinalização e bloqueio do local para impedir entrada de veículos ou de pessoas; Emdur é a responsável pela iluminação pública e a Funcultural ficará na coordenação geral.

Santos informa que a determinação do prefeito Mauro Nazif é para mudar radicalmente o visual da praça, dando a ela condições de ser uma opção de lazer para as famílias, enquanto se aguarda a aprovação do projeto de reforma geral que está tramitando no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Brasília.

Durante o mutirão de limpeza, a prefeitura terá o apoio das Polícias Militar e Civil para garantir a segurança dos trabalhadores. “Também já estamos conversando com a Secretaria de Segurança Pública Estadual para encontrarmos uma solução no sentido de garantir a segurança diária das pessoas que procuram aquele local histórico para o seu lazer”, disse Antônio Jorge.

Ainda de acordo com o presidente da Funcultural, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai atuar durante o mutirão oferecendo atendimento aos dependentes químicos que frequentam o local, mas que pretendem se libertar das drogas.

Por Augusto José | Fotos: Arquivo/Comdecom