Prefeitura reinaugura neste sábado a Unidade de Saúde da Família de Cujubim Grande

Ao todo foram investidos R$154.102,44 com recursos ordinários da Prefeitura de Porto Velho na reforma e reestruturação da unidade.

Publicada em 28 de August de 2015 às 21:44:00

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregará para a população do distrito de Cujubim Grande a Unidade de Saúde da Família José Gomes Ferreira. A reinauguração da unidade, que foi castigada pela enchente do Rio Madeira em 2014, acontecerá na manhã neste sábado, dia 29 de agosto, com solenidade de abertura e mutirão de trabalho que ofertará diversos serviços de saúde à comunidade.

De acordo com dados do Departamento de Atenção Básica da Semusa, a nova estrutura deverá atender por volta de 150 famílias da região de Cujubim Grande e comunidades ribeirinhas adjacentes, entre elas estão: São Miguel, Mutuns, Bom Jardim, Pau D'arco, Uerapuranga e outras linhas. A expectativa é que a média diária seja de 32 atendimentos médicos, 15 de enfermagem e 12 de outros procedimentos. Dentre os serviços ofertados, estão também a aplicação de vacinas e exames laboratoriais. Para ter acesso aos atendimentos a população poderá agendar com o agente comunitário de saúde ou ir diretamente à unidade como demanda espontânea.

Para a inauguração, que começa às 8h e segue até 14h, a Semusa programou um mutirão de serviços de saúde que ofertará: consultas médicas; realização de testes rápidos para detectar HIV, Hepatites Virais e Sífilis; distribuição de mosquiteiros impregnados; vacinação; exames laboratoriais e orientações gerais de prevenção de doenças. O secretário Domingos Sávio Fernandes afirma que na sexta-feira, dia 28, uma equipe do Departamento de Controle de Zoonoses estará na comunidade para aplicação de fumacê.

Ao todo foram investidos R$154.102,44 com recursos ordinários da Prefeitura de Porto Velho na reforma e reestruturação da unidade, que agora dispõe de um consultório médico, um consultório odontológico, uma sala de procedimentos, uma farmácia básica, uma sala de imunização, uma sala de triagem e outros setores como sala de espera, direção e copa.

Durante a cheia histórica do Rio Madeira em 2014, a inundação provocou um acúmulo de sedimentos e areia com mais de 1 metro de altura nas áreas interna e externa do prédio. Segundo o chefe da Divisão de Manutenção da Semusa, Edilson Oliveira da Silva, apesar do estrago, todos os equipamentos, móveis e utensílios (incluindo portas e centrais de ar) foram retirados a tempo e agora estão sendo recolocados para o retorno do atendimento. Até a conclusão da reforma, os serviços de saúde eram oferecidos provisoriamente em uma delegacia da localidade. Depois das unidades de São Carlos e Nazaré, esta será a terceira unidade de saúde reinaugurada dentre as que foram acometidas pela cheia na região do Baixo Madeira.

Texto : Collien Rodrigo