Prefeitura substitui mais de 15 mil pontos de iluminação em Porto Velho

Na zona Sul de Porto Velho, segundo Martins, só falta realizar reparos na iluminação pública dos bairros Aeroclube e Novo Horizonte.

Publicada em 28 de August de 2015 às 21:42:00

A Prefeitura de Porto Velho dividiu novamente a cidade por regiões para fazer os reparos no sistema de iluminação pública. O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gerardo Martins, garante que dessa forma o trabalho flui com maior rapidez. Ele disse que somente este ano já foram substituídos 15.197 pontos de iluminação, sendo que 10% desse total foi depredado pelos vândalos.

Na zona Sul de Porto Velho, segundo Martins, só falta realizar reparos na iluminação pública dos bairros Aeroclube e Novo Horizonte. No setor Leste, a Emdur atuou nos bairros São Francisco, Mariana, Socialista, Cascalheira, Jardim Santana, Ronaldo Aragão, Marcos Freire, Ulysses Guimarães e Agenor de Carvalho. “Na Nova Porto Velho iniciamos a reposição de lâmpadas na quinta-feira. Ali existem 138 pontos a serem trocados”, afirmou.

De acordo com o presidente da Emdur, 85% do trabalho já foi concluído, graças ao fato de ter dividido a cidade por regiões e também por dispor de cinco equipes trabalhando durante o dia e outras cinco à noite, das 20 horas até as 2 horas da madrugada. Assim que concluir o serviço nos bairros, uma equipe será designada para fazer manutenção nas praças e outra na região mais central da capital rondoniense.

Quando sair da Nova Porto Velho, a Emdur fará novos reparos no bairro São Francisco. Depois as equipes seguem para os bairros Aeroclube, Nova Esperança e JK I e II. “Passada essa etapa, os próximos bairros beneficiados serão o Lagoinha, Tancredo Neves, São Cristóvão, São Sebastião, Santa Bárbara, Teixeirão e Nacional”, declarou.

Redução

Gerardo Martins informa que as demandas por iluminação pública pouco a pouco estão diminuindo, isso devido a atuação rápida da prefeitura para manter a cidade sempre bem iluminada. Em abril, por exemplo, a Emdur recebeu 1.002 solicitação; em maio foram 1.151; junho, 892; julho, 874 e 405 em agosto. Durante todo ano de 2014 foram trocadas 32 mil lâmpadas.

Novidade

A novidade é que a prefeitura comprou cinco mil luminárias novas para instalar nos bairros. Elas são feitas de alumínio e policarbonato, este último um tipo de material antivandalismo e bem mais resistente que o vidro. Além disso, as lâmpadas amarelas estão sendo substituídas por lâmpadas de vapor metálico, que melhora o visual da cidade.

A Rua José Vieira Caúla, segundo Martins, é uma das vias que teve toda iluminação revitalizada. “Substituímos o sistema antigo por lâmpadas de vapor metálico, colocamos luminárias novas e suportes maiores, com quatro metros de cumprimento”, disse. A Avenida Campos Sales também ganhou iluminação nova (da Sete de Setembro até a Jatuarana). O mesmo será feito na Rua Sucupira. “Outra novidade é que o Ministério Público nos autorizou e já iluminamos o Espaço Alternativo”, finalizou.

Por Augusto José