Presidente da Ameron é eleito vice da Associação dos Magistrados Brasileiros

Em Rondônia, 172 associados estavam habilitados para participar do processo eleitoral, desse total 163 votos foram recebidos.

Publicada em 16 de November de 2016 às 09:51:00

O ano de 2016 está marcado na história por se tratar de uma das eleições mais apertadas que se tem registro na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a chapa 1: AMB Forte, Independente e Representativa; encabeçada pelo juiz paulista Jayme de Oliveira obteve 49,52% dos votos (5.537 votantes) contra 46,67% (5.219 votos) da Chapa 3: AMB de Magistrado para Magistrado liderada pelo juiz maranhense Gervásio Santos e 2,9% (324 votos) da Chapa 2: Magistratura Independente capitaneada pelo juiz mineiro Michel Curi. A chapa vencedora tem como vice o atual presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) Francisco Borges.

Durante dois dias, 11.182 juízes e desembargadores de todo país foram as urnas para escolher os representantes da principal entidade que defende os direitos e as prerrogativas da magistratura. De acordo com a Comissão Eleitoral Geral da AMB, foram quase mil e quinhentos votos a mais do que o último pleito ocorrido em 2013, naquela ocasião 9.483 magistrados votaram.

Em Rondônia, 172 associados estavam habilitados para participar do processo eleitoral, desse total 163 votos foram recebidos. A maioria dos votantes preferiu registrar o voto por carta ou pela internet. Apenas cinco magistrados compareceram pessoalmente à urna na sede social da Ameron, sendo três da própria entidade rondoniense e outros dois em trânsito.

“Na Ameron foi um processo eleitoral tranquilo e isso se deve a maturidade dos associados e a consciência de que a disputa deve ser saudável porque finalizada a votação deve prevalecer a união de todos os magistrados”, avalia o membro da Comissão Eleitoral em Rondônia, o juiz Ênio Salvador Vaz.

A chapa 1: AMB Forte, Independente e Representativa obteve 118 votos da magistratura rondoniense, enquanto que a Chapa 2: Magistratura Independente conseguiu três votos válidos e a Chapa 3: AMB de Magistrado para Magistrado totalizou 42 votos no estado.

A AMB contabilizou ainda 0,53% de votos em brancos o que significa 59 votantes e 0,38% de nulos, ou seja, 43 anulações. Para realizar o processo eleitoral, a entidade utilizou o sistema eletrônico de votação e totalização de votos fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF). A instituição é a maior associação de magistrados do mundo com 14.251 filiados.

Vice-Presidente eleito

O juiz de direito, Francisco Borges Ferreira Neto é titular da 1ª Vara Criminal de Porto Velho, tem 53 anos e ingressou na magistratura no concurso realizado em 1992. Em dezembro de 2012 foi eleito o 13º presidente da história da Ameron, conseguindo a reeleição de forma unânime em 2014. A partir de 2017 acaba o mandato na associação estadual e passa a integrar a vice-presidência da AMB.