Presidente da Ameron marca presença no lançamento da biografia de Vespasiano Ramos

A obra narra a biografia de Joaquim Vespasiano Ramos e resgata momentos marcantes vividos pelo poeta morto aos 32 anos em Porto Velho.

Publicada em 17 de março de 2017 às 11:44:00

Ocupando a 12ª cadeira da Academia Rondoniense de Letras e que tem como patrono o escritor maranhense Joaquim Vespasiano Ramos, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) desembargador Alexandre Miguel foi um dos convidados ao lançamento do livro “O poeta que morreu de amor:  A incrível história de Vespasiano Ramos” escrito pelo jornalista Júlio Olivar.

A obra narra a biografia de Joaquim Vespasiano Ramos e resgata momentos marcantes vividos pelo poeta morto aos 32 anos em Porto Velho. O escritor maranhense é considerado o precursor da literatura rondoniense “Em comemoração ao centenário da morte dele, restauramos o jazigo como um forma de homenageá-lo e tornar o legado que nos deixou vivo na memória”, explica o presidente da Ameron desembargador Alexandre Miguel.

Nascido em Caxias no interior do Maranhão em 1884, Joaquim Vespasiano Ramos era apaixonado por viagens, o que levaria a ter contato com vários povos de norte à sul do Brasil. Publicou inúmeras obras poéticas em jornais e revistas do começo do século XX, mas o livro “Coisa Alguma” publicado em 1916 no Rio de Janeiro teve grande destaque na carreira do poeta devido a boa aceitação da crítica e de escritores de renome nacional da época. Logo após a publicação da obra, ao regressar à Porto Velho, Vespasiano Ramos morreu por problemas de saúde. O corpo do artista está enterrado no Cemitério dos Inocentes na região central de Porto Velho.