Presidente da Fiero saúda Rondônia pelo 34º aniversário de emancipação

O presidente da Fiero, que também responde pela presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa), afirma, com entusiasmo, que Rondônia está trabalhando para superar as dificuldades que assolam o Brasil.

Publicada em 05 de janeiro de 2016 às 22:22:00

Presidente da Fiero, Marcelo Thomé, acredita no potencial de Rondônia

Os avanços e as conquistas pessoais de tantos que por aqui aportaram em busca de um futuro melhor, mais a pujança da nossa economia, apontando para um futuro ainda mais promissor, são as mais cabais demonstrações de que o estado de Rondônia, nesses seus 34 anos de emancipação política administrativa, é uma das mais bem-sucedidas experiências da colonização da fronteira oeste do Brasil. A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, ao saudar aos industriais, industriários e toda a população de Rondônia em seu 34º aniversário.

O presidente da Fiero, que também responde pela presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa), afirma, com entusiasmo, que Rondônia está trabalhando para superar as dificuldades que assolam o Brasil. Marcelo Thomé observa que há fatores positivos para fundamentar essa sua visão. Uma delas, segundo ele, é que há uma harmonia e convergência entre os poderes para que todos trabalhem com o mesmo objetivo de não deixar a economia do estado ser contaminada pelo pessimismo que vem derrubando as estatísticas em vários estados brasileiros.

“Temos mantido contatos institucionais permanentes com integrantes dos três poderes, mais o Ministério Público e Tribunal de Contas e percebo que todos comungam da mesma preocupação: trabalhar para blindar Rondônia contra a crise e essa onda de pessimismo que contamina o Brasil”, acentua Thomé. Ele acrescenta que, opor sua própria formação, Rondônia oferece as condições para superação das dificuldades. “Esse é um estado que já teve de se superar antes mesmo de ser concebido”, arremata Marcelo Thomé, numa referência à intensa luta de destemidos pioneiros que deram o melhor de si para que a emancipação se tornasse realidade.

Para ilustrar a robustez da economia de Rondônia, o presidente da Fiero cita números de do final de 2014, quando a indústria contribuiu com 142 milhões de reais para a arrecadação do estado. De acordo com Marcelo Thomé, a indústria de Rondônia tem participação de 18,3 por cento na composição do PIB (Produto Interno Bruto) do estado, gerando quase cinco bilhões em receitas. A indústria de Rondônia contribuiu ainda com 1,08 bilhões em exportação e gerou 21,2 por cento dos empregos diretos.

São números, segundo Marcelo Thomé, irrefutáveis que atestam o crescimento do setor industrial de Rondônia nesses 34 anos, apesar do constante aumento da carga tributária e dos demais entraves econômicos e burocráticos.