Presidente do TJRO apresenta relatório de atividades da presidência no ano de 2016

A maioria das propostas do Plano de Gestão do Biênio 2016-2017 foi cumprida e as demais estão em andamento.

Publicada em 24 de janeiro de 2017 às 11:25:00

Na segunda-feira, dia 23 de janeiro, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, apresentou na primeira sessão do Tribunal Pleno deste ano o relatório das atividades desempenhadas pela administração durante o ano de 2016.

A maioria das propostas do Plano de Gestão do Biênio 2016-2017 foi cumprida e as demais estão em andamento. O presidente destacou que o empenho de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia contribuiu para a melhoria das condições de trabalho e da prestação jurisdicional.

 

Modernização

Em 2016 houve a criação e implantação da Central de Processos Eletrônicos – CPE, que em breve passará a absorver os cartórios das varas cíveis de Porto Velho. Também foi realizada a implantação da sala cofre, um dispositivo de padrão internacional que eleva, melhora e amplia os serviços de tecnologia da informação e comunicação para servidores e usuários do Poder Judiciário. Além disso, houve a atualização do parque tecnológico e, também, a contratação de dois provedores de internet, para que na ausência de um, o outro possa assegurar as atividades do judiciário.

Outro aspecto da modernização é o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que foi implantado com o objetivo de otimizar as rotinas administrativas, dando maior agilidade nos atos administrativos.

Com a resolução 33/2016, foi instituído o Plano de Logística Sustentável e já estão sendo implementadas ações para economia de recursos e preservação do meio ambiente.

O desembargador destacou vários avanços institucionais a partir dos atos normativos dessa gestão.

 

Infraestrutura

Na perspectiva de Infraestrutura, foi locado um prédio para abrigar os juizados especiais e as Cejusc’s de Porto Velho e a Turma Recursal, melhorando o atendimento à população com acessibilidade e conforto, dando boas condições de trabalho para magistrados e servidores.

Outro aspecto foi o início da licitação para reforma do edifício-sede, continuidade das obras do fórum de Ouro Preto do Oeste, levantamento pericial do prédio do novo fórum de Cacoal, e a conclusão de todos os procedimentos legais para a retomada da construção do novo fórum da comarca de Ariquemes, além da construção do fórum de Jaru, que terá a inauguração em março deste ano.

 

Administrativo

Dentro da área administrativa, houve o acompanhamento das prestações de contas perante o Tribunal de Contas, e a observação na arrecadação do FUJU, que superou a meta estabelecida.

Foram publicadas dez edições da revista Nossa Causa, um canal de comunicação do Poder Judiciário com a sociedade.

 

Assessoria de Comunicação Institucional