Presos em Rondônia serão os mais bem alimentados do mundo

Presidiários só poderão comer frutas da época e tomar suco natural. Também terão direito a achocolatado e não poderão comer o mesmo tipo de carne (frango, peixe ou bovina) na semana.

Publicada em 28/10/2011 às 12:19:00

Da reportagem do TUDORONDONIA

Porto Velho, Rondônia – Os doentes continuam espalhados pelo chão do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II; os bandidos estão tomando conta de Rondônia, metralhando policiais em plena luz do dia e escapando impunes; os policiais militares e os servidores públicos, de uma maneira geral (aí incluídos os agentes penitenciários), recebem um dos piores salários do Brasil. Mas pelo menos de uma coisa o governador Confúcio Moura (PMDB) poderá se orgulhar no final de dezembro, ao concluir seu primeiro ano de mandato: os presidiários do Estado estarão entre os mais bem alimentados do mundo, ingerindo calorias superiores às recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Enquanto a OMS recomenda a ingestão de duas mil calorias diárias para uma pessoa comum, o Governo de Rondônia está licitando 3.200 calorias por presidiário.

Os presos de Rondônia terão direito a consumir alimentos cinco vezes ao dia, segundo informou, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Euclides Maciel.

Esses alimentos incluem leite, achocolatado, frutas da época, salada crua ou cozida com 03 tipos de vegetais, embalada separadamente, um prato protéico (carne, frango, peixe),  que não pode ser repetido na semana, 200 a 300 gramas depois de cozidos ( isso equivale a aproximadamente 400 a 450 gramas de carne crua).

Os sucos têm que ser naturais e é obrigatório a sobremesa. As frutas têm que ser da época, da estação.

VEJA O QUE DEVE CONSTAR, OBRIGATORIAMENTE, DO CARDÁPIO DOS PRESIDIÁRIOS DE RONDÔNIA


Leite integral fluido 250 ml

Café com açúcar 50 ml

Achocolatado 25 gramas

Pão de 100 gramas ou dois Paes de 50; margarina com sal 20 gramas

Fruta da época
Café e almoço
Salada crua ou cozida com 03 tipos de vegetais, embaladas separadamente, 100 gramas;

Um prato protéico (carne, frango, peixe) que não pode ser repetido na semana, 200 a 300 gramas depois de cozidos ( isso equivale a aproximadamente 400 a 450 gramas de carne crua) ;

Guarnição que não pode ser repetida na semana; arroz 150 gramas; feijão 200 gramas; Sobremesa 150 gramas ou fruta da época; suco de fruta natural 200 ml