Procuradores e servidores do MPC-RO participam de oficina de trabalho com foco no Plano Estratégico 2016/2019

Aberta pelo Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, a ação teve a participação de todos os Procuradores de Contas e de servidores e estagiários lotados no órgão.

Publicada em 21 de November de 2016 às 11:48:00

Dentro dos trabalhos de implementação do Plano Estratégico do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), abarcando o horizonte 2016/19, foi realizada na última sexta-feira (18), na sala II da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas (TCE-RO), a 1ª Oficina de Trabalho, intitulada “Promovendo o alinhamento institucional”.

Aberta pelo Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, a ação teve a participação de todos os Procuradores de Contas e de servidores e estagiários lotados no órgão.

Em sua fala, o Procurador-Geral inicialmente agradeceu a contribuição de todos do MPC e também do Tribunal de Contas (TCE-RO), em especial sua Secretaria de Planejamento (Seplan), durante o processo que culminou no lançamento do Plano Estratégico 2016/2019.

Lembrou que esse instrumento tem como fundamento o conceito de excelência da gestão e, consequentemente, a garantia do desenvolvimento contínuo do Ministério Público de Contas, uma ação que, segundo ele, envolve não só os Procuradores, mas todos os servidores e estagiários.

“Como se trata do nosso primeiro Plano Estratégico, certamente haverá dificuldades. Mas é um processo necessário, dentro do aprimoramento que buscamos para o nosso Ministério Público de Contas. Além disso, com o desenvolvimento das ações planejadas e o engajamento de todos, será naturalmente entendido e absorvido, tornando-se uma atividade cotidiana”, acentuou Adilson Moreira.

 

OFICINA

A 1ª Oficina de Trabalho foi coordenada pela equipe do Gabinete da Procuradoria-Geral do MPC, com a primeira atividade sendo uma explanação da chefe de gabinete Christiane Pereira, que, entre outros pontos, citou os objetivos da atividade, entre os quais, o de propiciar conhecimento sobre o gerenciamento da execução do Plano Estratégico.

Logo depois, o assessor de Planejamento do MPC, Alexandre Teixeira, detalhou aos participantes da oficina aspectos referentes ao planejamento estratégico, incluindo gestão, metodologias, como o “Balanced ScoreCard” (BSC), perspectivas e iniciativas estratégicas, construção de indicadores, além de abordar aspectos específicos da implementação do Plano Estratégico, como planos de ação, dentro do chamado Ciclo PDCA, monitoramento, entre outros.

Além dessa atividade, haverá outra oficina, nesta semana, destinada aos responsáveis pelos objetivos estratégicos, bem como os administradores do sistema utilizado para o monitoramento da execução do Plano Estratégico.

 

Fonte: MPC-RO