PRODUTORES FAZEM “VAQUINHA” PARA COMPRAR ÓLEO PARA DER

Segundo o deputado Adelino Follador , a situação a que chegou o DER é de penúria, já que o parque de máquinas em todo Estado está parado, por falta de combustível ou por falta de manutenção.

Publicada em 12 de June de 2015 às 15:02:00

Os produtores e parceleiros localizados ou que trabalham na região da RO-140 (Cacaulândia a Colina Verde) estão fazendo “vaquinha” para comprar combustível para as máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para não ficarem isolados ou não terem como escoar sua produção, além dos transtornos naturais ao sistema de transporte para a comunidade.

Segundo o deputado Adelino Follador , a situação a que chegou o DER é de penúria, já que o parque de máquinas em todo Estado está parado, por falta de combustível ou por falta de manutenção, sem peças de reposição e uma série de outros problemas, segundo ele próprio apurou nas regiões por onde andou (Buritis, Ariquemes, Machadinho e Jaru).

Follador disse que com a mudança da legislação, a autarquia perdeu sua autonomia, e hoje depende de autorização da Superintendência de Gastos Públicos (Sugespe) para adquirir materiais e peças de reposição e combustível. Para ele, é inconcebível o sucateamento do DER, situação que prejudica substancialmente a economia do Estado.

Follador lembrou que este é o momento e começar o trabalho de manutenção e recuperação da malha rodoviária estadual, com o início da estiagem, já que no período chuvoso o trabalho com máquina é praticamente impossível. Segundo ele, se este trabalho não for iniciado agora muitas comunidades e regiões correm o risco de ficarem isoladas, o que pode gerar graves problemas de ordem social, além de consideráveis prejuízos à economia regional.


Texto: Assessoria