Produtores rurais participam de seminário sobre produção e defesa agropecuária em Jacy-Paraná

Seminário levou informações sobre raiva animal e, também, crédito rural.

Publicada em 04 de May de 2016 às 13:03:00

Cerca de 40 produtores rurais de Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, participaram do 1º Seminário da Produção e Defesa Agropecuária da Região de Jaci-Paraná. Após o evento houve uma confraternização e sorteio de brindes (três pistolas de vacinação e uma botina).

O Seminário foi promovido pela Unidade da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) com o intuito de informar os produtores rurais sobre raiva em herbívoros (bovinos, equinos, entre outros animais).

“Recentemente, houve relatos de ataques de morcegos nos animais. Então buscamos parceiros para levarmos informações sobre raiva aos produtores da região, além de aproximá-los da Idaron”, fala o chefe da Unidade da Idaron de Jaci-Paraná, Leonardo Ferro.

O coordenador do Programa de Educação Sanitária da Idaron, Dalmo Bastos Sant’Anna, conta que a Agência aproveita oportunidades em que os produtores estão reunidos para informá-los. “Os temas que a Idaron aborda em apresentações como essa fazem parte do dia a dia do produtor rural. Nós estamos preocupados com o patrimônio do produtor e com sua saúde e de sua família”.

Além da palestra sobre raiva, houve explicações sobre crédito rural; os serviços voltados para os produtores da agência bancária do Sicoob; e, sobre os trabalhos que a Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) realiza na região.

O Seminário contou com a parceria da COOPPROJIRAU, Sicoob, Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), lojas agropecuárias de Porto Velho e de Jaci-Paraná, Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e empresa de identificação e resolução de problemas ambientais.