Projeto Estradão cumpre metas de 2012

Com 11 Residências Regionais distribuídas em pontos estratégicos por todo o Estado, o DER cumpriu o cronograma estabelecido no início do ano

Publicada em 05/11/2012 às 11:08:00

Com 11 Residências Regionais distribuídas em pontos estratégicos por todo o Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) cumpriu o cronograma estabelecido no início do ano, de recuperar e melhorar toda a malha viária estadual não-pavimentada, com aproximadamente 6.500 quilômetros. O DER ainda recuperou outros cerca de 1.500 km de estradas de chão em apoio aos municípios, totalizando 8 mil km recuperados em 2012.

Além da conservação das estradas (patrolamento e encascalhamento) as equipes do DER realizaram, dentro do Projeto Estradão, o alargamento das estradas, a eliminação de curvas perigosas, cortes de morros elevados e a substituição de pontes velhas de madeira por pontes e galerias de concreto ou bueiros armcos (tubos metálicos).

Os números são do diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini. Ele disse que no último final de semana manteve contato com os chefes das 11 Regionais do Departamento, e todos afirmaram que cumpriram as metas do Projeto Estradão para 2012, estabelecidas pelo governador Confúcio Moura.

A residência de Ariquemes, por exemplo, tem a maior quantidade de estradas para dar manutenção, num total de 1.200 km. A Regional Colorado do Oeste tem sob sua responsabilidade 824 km. Na região o governador Confúcio autorizou a abertura da Rodovia da Soja, que terá 84 km de extensão. As máquinas trabalham no local e já ultrapassam os 40% de conclusão da rodovia que interligará em dois pontos a RO-370 (Rodovia do Boi), estrada que liga o Cone Sul à Zona da Mata. A Residência de Rolim de Moura fica responsável pela recuperação de outros cerca de 800 km de estradas.

Apoio aos municípios
Na região de Porto Velho o DER assumiu a recuperação de aproximadamente 800 km de estradas da Ponta do Abunã (formada pelos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã) na divisa com o estado do Acre. Ainda na região da Capital, o Departamento recuperou 360 km de estrada no entorno do distrito de União Bandeirantes.

Na região de Jaru o DER recuperou as Linhas 628 e 634, as quais representam 100 km de estradas.

Todo esse trabalho só tem sido possível, conforme Lucio Mosquini, devido aos investimentos do governo estadual na estruturação do parque de máquinas do DER. “Hoje o homem do campo tem a segurança de poder produzir porque tem estradas para o transporte da produção”, assegura o diretor.

Texto: Nilson Nascimento – Assessoria DER

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social