Projeto Meninos do Vila ganha força em Rondônia

“O projeto é aberto e com o intuito de buscar talentos em Rondônia. Aqueles que fizeram foram aprovados”.

Publicada em 03 de March de 2015 às 17:38:00

O Programa Raio X Esportivo, da Rádio Cultura FM 107,9, entrevistou na tarde deste domingo (01/03) o coordenador do Projeto Meninos do Vila e conselheiro do Vila Nova (GO), Welmer Bueno, que explanou sobre as peneiras promovidas pelo Tigre e os jovens talentos que surgem em Rondônia.

De acordo com Welmer, o Projeto Meninos do Vila Rondônia é uma extensão do Vila Nova para ‘garimpar’ talentos no Norte do país. “O projeto iniciou em setembro de 2014. Em novembro tivemos a primeira viagem com quatro jogadores e contou com um jogador aprovado: o goleiro Geílson, que passou quatro meses nas categorias de base do clube. Já em dezembro foi realizada uma peneira em todo Estado de Rondônia com atletas na faixa etária de 13 a 19 anos, contando com a participação de 221 jogadores”, destacou.

Welmer ressaltou que em dezembro foram rodados mais de 2 mil km junto com o treinador Hermógenes Neto, das categorias de base do Vila Nova (GO). “Ele aproveitou para conhecer as cidades. Isso foi bom, pois ele pode levar as notícias sobre nosso estado para Goiânia e a parceria fortaleceu ainda mais. 11 jogadores foram aprovados para fazer avaliação na cidade de Goiânia e treinar nas categorias de base do Vila Nova”, frisou.

Dos 11 jogadores aprovados, sete embarcam na próxima sexta-feira com destino a Goiânia (GO). São eles: o lateral-esquerdo Danrley Pereira, o meia Valmir Júnior e o atacante Kelvin (Sub-20); o lateral-esquerdo João Victor, o volante Rodrigo Marinho e o meia Weslei (Sub-17); e o atacante Kewerthon (Sub-15). Já os atletas Eduardo Bento, Alan Sampaio, Erick Farias e Dhefferson Ruan, aprovados na 1ª fase, foram convocados para a segunda viagem que ocorrerá no mês de agosto de 2015. “O projeto é aberto e com o intuito de buscar talentos em Rondônia. Aqueles que fizeram foram aprovados”, afirmou.

O projeto iniciou em Rondônia após Welmer detectar que vários talentos não eram aproveitados por clubes do estado. “Estou aqui desde 2005 e desde que cheguei aqui passei a observar o futebol. Está iniciando no Estado um trabalho de base aqui em Porto Velho. O Avaí está trabalhando junto com o Rondônia, o Ronald com a R1 e algumas outras escolinhas que partiram para esse mercado de base. O que falta é os clubes entrarem nessa disputa do Sub-20 e Sub-16. Os clubes estão fazendo parceria para fortalecer esse trabalho. Buscar parcerias com empresas que possam investir no trabalho. Com as categorias de base surgindo e avançando, esses jogadores podem estar disputando futuramente o campeonato local”, projeta.

Segundo Welmer, a dificuldade de parcerias faz com que os clubes profissionais do estado não invistam no futebol profissional. “Eles encontram muita dificuldade para fazer o futebol aqui em Rondônia. O Vila Nova tem um dos melhores centros de treinamentos do Centro-Oeste. A base lá é tratada com muito carinho além de ajudar esses atletas a ter uma porta de saída para o futebol do Centro-Oeste.

Para 2015, Welmer projeta um ano ainda melhor para a garotada em Rondônia. “Nessa semana estamos levando os resultados para eles analisarem junto à diretoria do clube. Após apresentado e passado a fundo, vamos começar a trabalhar para fazer as avaliações em junho”, finalizou.

O Projeto conta com o apoio da CBS Centro Automotivo Express, Bingool Motos e Náutica, Postos Tucano, Concrenorte, Ébano, R1 Esporte, Eucatur e Controle Consultoria e Assessoria Contábil

Selecionado

O meia Weslei foi um dos jogadores selecionados pelo Projeto Meninos do Vila e passará dez dias na capital Goiânia para treinar com as categorias de base do Vila Nova. O jogador foi um dos destaques do Rondônia Esporte Clube na disputa do Campeonato Rondoniense Sub-16 do ano passado. “Futebol não é fácil. Em 2014 fui campeão com o Rondoniense e neste ano fui vice-campeão com o Rondônia. Fiquei um tempo parado e não estava muito afim de jogar. Mas apareceu essa oportunidade no Vila Nova”, destacou.

Weslei acredita que tem potencial para concretizar seu sonho de ser jogador profissional. “Estou sendo apoiado por todos. Não é fácil ficar longe da família, mas a gente tem que superar. Estou disposto a passar por todas as dificuldades para chegar no meu objetivo de ser um jogador profissional”, acredita.

No ano passado, o meia atuou pelo Brasilis-SP, porém o clube acabou falindo. “Já tive experiências no ano passado de Paulista Sub-17, passamos de fase, mas o time não aguentou por falta de estrutura. Tem que passar lá, dar o seu máximo e buscar seu espaço”, encerrou.

Conheça mais sobre o Projeto Meninos do Vila

Futebol do Norte