Raupp apoia programa de investimentos em infraestrutura do governo

Ele disse que, diferentemente do PAC, o programa de aceleração do crescimento dos governos do PT, "o Crescer não é megalomaníaco na teoria e inviável na prática."

Publicada em 12 de October de 2016 às 14:18:00

Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou o programa de investimentos em infraestrutura, denominado Crescer, lançado há um mês pelo presidente Michel Temer, que tem como objetivo executar 25 projetos na área de transporte, energia e saneamento.

Ele disse que, diferentemente do PAC, o programa de aceleração do crescimento dos governos do PT, "o Crescer não é megalomaníaco na teoria e inviável na prática."

Valdir Raupp lembrou que dos 16.542 projetos da primeira etapa do PAC, entre 2007 e 2010, só 40% foram efetivamente executados. E na segunda etapa, entre 2011 e 2014, dos 12.465 projetos, apenas 3 mil saíram do papel.

O senador acrescentou que o investimento atual em infraestrutura (2% do produto interno bruto - PIB) é muito pouco. É preciso, no mínimo,  3,2% do PIB para que o país comece a crescer. E a única saída para isso no momento, argumentou Raupp, está na retomada das obras de infraestrutura com apoio da iniciativa privada e com capital estrangeiro.

— O projeto Crescer é a volta à realidade. É a priorização do que é mais importante no momento, levando em conta as dificuldades financeiras que o país enfrenta. E essa mudança no modelo de investimento é necessária é benvinda. É hora de cortarmos na raiz a cultura da negligência que se nutriu na forma como se investiu em infraestrutura no Brasil. E o programa Crescer me parece uma iniciativa racional, ponderada, que tem tudo para colocar o país no rumo certo — afirmou.

Agência Senado