Reciclagem transforma pneus velhos em brinquedos e artigos de decoração

Há algum tempo os moradores de Jacy já recebem orientações com relação à reciclagem de materiais.

Publicada em 15 de September de 2014 às 16:30:00

Cada pneu de borracha descartado no lixo pode demorar até 600 anos para se decompor na natureza. Se for queimado, produz uma fumaça negra e poluente. Armazenado de forma errada torna-se uma ameaça à saúde pública já que facilmente vira um criadouro para mosquitos, principalmente os transmissores da Dengue. Com todos estes problemas, garantir a destinação correta deste tipo de resíduo tem sido um desafio para os municípios.

Uma das alternativas pode ser a reciclagem que transforma pneus velhos em objetos de decoração, móveis e brinquedos. Foi isso o que moradores de Jacy-Paraná aprenderam a fazer na última semana. Um curso ministrado pela Eco Design, empresa de Porto Velho especializada neste tipo de trabalho, ensinou para 15 alunos todo o processo que envolve desde a separação por tipo de pneu, manuseio de ferramentas e técnicas de corte. Segundo o professor, Marcos Paulo Feitoza, a própria comunidade recolheu os pneus em Jacy e no final do curso, que durou uma semana, já haviam sido contabilizados cerca de 90 pneus de moto, 60 de carro e dez de caminhão que deram origem a mais de 100 peças recicladas. Foram feitas gangorras, pula-pula, vasos de flor, jardineiras, lixeiras e poltronas. Todas as peças foram cuidadosamente furadas, justamente para evitar a reprodução do mosquito transmissor da Dengue.

Há algum tempo os moradores de Jacy já recebem orientações com relação à reciclagem de materiais. No último mês, participaram de um curso que ensinou a técnica da confecção de barcos com garrafas PET. As iniciativas estão inseridas no Programa de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia, destinado à comunidade, tendo em vista a importância do reaproveitamento de resíduos que acabam indo para as ruas e rios e também a possibilidade de promover nova fonte de renda.

Um dos alunos do curso de reciclagem de pneus foi o pedreiro e carpinteiro Floriano Gomes, de 51 anos, que não poupou elogios para a iniciativa. “É muito bom aprender alguma coisa. Este curso foi só o início porque quero pesquisar na internet e me aprimorar ainda mais para fazer outras peças e poder vendê-las”, declarou.

A ideia é de que os brinquedos feitos pelos alunos durante o curso sejam usados na praça do Parque dos Buritis. No final do mês eles poderão ser vistos em uma exposição na comunidade, ainda sem data marcada.