Regional do PT da Zona da Mata debate dois nomes para indicar um pré-candidato a deputado estadual

Itamar Ferreira anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e se propôs a trabalhar em conjunto com o pré-candidato a estadual da Zona da Mata.

Publicada em 20 de April de 2014 às 12:17:00

O Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) da Zona da mata, que abrange os municípios de Nova Brasilândia, Alta Floresta, Novo Horizonte, Alta Alegre dos Parecis, Rolim de Moura, Santa Luzia, Alta Floresta e São Felipe, além de representantes dos municípios de São Miguel, Presidente Médici, Cacoal e Porto Velho, realizado no sábado (19) ,em Nova Brasilândia, debateu sobre a estratégia da região em relação a candidatura de deputado estadual, tendo aprovado que deverá ser indicado apenas um nome.

Já foram realizadas várias reuniões, mas ainda não se chegou a um consenso sobre qual  nome deverá ser indicado, estando na disputa interna o vice prefeito de Nova Brasilândia ,Emerson Carvalho, que também é diretor do SINTERO, e o ex-vereador de Rolim de Moura Márcio Mateus, que atualmente é presidente do diretório municipal do PT. Até o encontro estadual do PT no próximo dia 26 ,em Cacoal, a região terá que chegar a um consenso sobre o nome do  pré-candidato da Regional.

O Encontro foi coordenado pelo presidente estadual do PT, o deputado federal Padre Ton, pré-candidato da legenda ao governo, que fez uma análise sobre as conjunturas estadual e nacional e uma exposição sobre as negociações com os demais partidos da base aliada da presidenta Dilma. Padre Ton ressaltou o resultado das últimas pesquisas que mostram a vitória de Dilma no primeiro turno, mas alertou que a oposição e a grande mídia faz ataques diários, o que impõem para a militância um árduo trabalho até o dia da eleição.

No cenário estadual, atualmente, estão consolidadas três candidaturas, de Confúcio, Expedito Júnior e a do PT; além de outros grupos que estão em discussão interna, como o do senador Cassol, que poderá compor uma coligação com os petistas. Ton ressaltou que a candidatura de expedito ainda está cercada de dúvidas jurídicas, se poderá ser registrada e se os votos nele serão válidos. Além disso, a sociedade que tem cobrado tanto a questão do combate à corrupção, não ficará confortável em votar em um ficha suja ou mesmo num ex-ficha suja.

Presente no encontro, Itamar Ferreira, presidente da CUT, falou sobre a importância dos militantes defenderem o PT e as realizações dos governos Lula e Dilma, abordou temas que ele publicou em três artigos sobre terceirização, em que os deputados federais estão querendo aprovar o PL-4330; sobre os desafios e perspectivas para agricultura familiar; e um outro intitulado "Porque a elite odeia tanto o PT?", no qual questiona a postura desse segmento social, que " odeia o PT justamente por suas realizações pelos mais pobres, como Prouni, Minha Casa Minha Vida e cotas nas universidades públicas". Itamar anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e se propôs a trabalhar em conjunto com o pré-candidato a estadual da Zona da Mata.