10/01/2017 - 09h33min - Atualizado em 10/01/2017 - 09h33min

Representantes da Fenaspen visitam presídios em Rondônia e veem quadro caótico

Os representantes da Fenaspen realizaram inspeções e se atualizaram de informações sobre condições de trabalho, quando ouviram relatos de servidores sobre as dificuldades que eles enfrentam.

Cumprindo uma agenda de visitas em Estados do Norte do País, representantes da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) visitaram nesta segunda-feira (09) as unidades prisionais em Porto Velho. O presidente da Federação, Fernando Anunciação, e a diretora Vilma Batista, foram acompanhados do dirigente do Sindicato da categoria em Rondônia, Anderson Pereira.

Os representantes da Fenaspen realizaram inspeções e se atualizaram de informações sobre condições de trabalho, quando ouviram relatos de servidores sobre as dificuldades que eles enfrentam, como o baixo efetivo e a falta de equipamentos de segurança ou em inadequadas condições de uso.

 

Reivindicações

Providências de melhorias nas unidades prisionais fazem parte das reiteradas  reivindicações do Sindicato dos Agentes de Rondônia (Singeperon), que já fez várias denúncias  na imprensa e ao Judiciário, bem como buscou por diversas vezes o diálogo com o governo, relatando sobre  os problemas  existentes no sistema prisional e transmitindo os anseios dos servidores.

 

Pontos destacados

O presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação, reconhece avanços no sistema prisional de Rondônia, no entanto, pontua situações similares às observadas em Manaus e em Roraima, como o baixo número de servidores comparado à excedente população carcerária, o que, segundo ele, eleva a tensão dentro das unidades, tornando o sistema “um barril de pólvora”. “São necessárias medidas urgentes!”, disse Anunciação.

A Diretora da Fenaspen, Vilma Batista, destacou a falta de valorização dos servidores penitenciários em Rondônia, com vista nos entraves para a aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração da categoria (PCCR), além da falta de concurso para reforçar a segurança. Vilma ainda criticou a desativação do GAP  (Grupo de Apoio Penitenciário) por parte da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

 

Próximos passos

De acordo com a diretoria da Fenaspen, as informações e dados coletados, durante as visitas às unidades prisionais em Rondônia e nos demais Estados, serão reunidos em documento sobre a realidade do Sistema Penitenciário Nacional; e está prevista uma reunião em Brasília, no dia 09 de fevereiro, com a participação de lideranças sindicais dos Estados.

Ainda em Rondônia, os representantes da Fenaspen, juntamente com a diretoria do Singeperon, pretendem se reunir com o governo do Estado para tratar sobre os problemas observados, quando também deverão apresentar propostas para melhorias no sistema prisional. Nesta eventual reunião, o atual presidente do Singeperon, Anderson Pereira, já deverá participar como deputado estadual. Sua posse acontece nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de JOAO ROBERTO

Postado por JOAO ROBERTO em 10/01/2017 às 10:08

O SISTEMA DE CADEIA DEVE SER MUDADO OU SEJA TIRAR PRIVILEGIO E DAR CASTIGO OU SEJA SERVICO COMEREM O QUE PRODUZIREM E AI A SOBRA SE INVESTE NO CIDADAO QUE PAGA TRIBUTO OU SEJA EM SAUDE E ESCOLA, E DIGO MAIS ARROZ E FEIJAO E OS PROPRIOS PREIDIARIOS FAZER O SEU ALMOCO JA TA DE BOM TAMANHO E ELES OS PRESOS E OS SEUS PAIS IRMAOS E PARENTE E OS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS QUE COMPLEMENTE AS DEMAIS COISAS DOS COITADINHOS COMEREM E VIVEREM PREOS POIS ELES SO MATARAM E ROUBARAM, ESTUPRARAM E TRAFICARAM ELES SO FIZERAM ESTAS COISINHAS, ENTAO QUE PRODUZAM O DE COMEREM E OU OUTROS LEVEM PARA ELES O ESTADO DA SOMENTE ARROZ E FEIJAO E OS PROORIOS COZINHEM E AI BARATEIA O CUSTO DO PRESO E OS POVOS RICOS DO MUNDO PODEM VIR AQUI E DAR PALPITE MAS SE QUIZEREM PODEM POR DINHEIROS NAS MELHORIAS DE VIDA DOS COITADINHOS QUE TA NA CADEIA, JAULA ETC. MAS O IDEAL ERA AS VITIMAS SEREM SOCORRIDAS POIS SE EU FUI ROUBADO E O MEU VEICULO ERA FINANCIADO ESTA CONTA DEVIA SER DO ESTADO QUE NAO PRENDEU O LADRAO E AINDA DOS DIREITOS HUMANOS QUE DEFENDE OS LADROES, EU NAO DEVIA PAGAR NADA POIS NAO TENHO MAIS NEU VEICULO.

201.7.37.23

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:41:00

Jesuíno Boabaid recebe denúncias de precariedade no 5º BPM

​Policiais reclamam das péssimas condições dos banheiros da instituição.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:26:00

Quero um emprego!

Por Professor Nazareno

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:21:00

​Tá igual cego em tiroteio

Gessi Taborda 

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:07:00

Irmãos ficam lesionados após golpes de facão durante desentendimento com vizinho na Zona Leste de Porto Velho

Os policiais mantiveram contato com o agressor que saiu de sua residência e confessou o que fez.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:06:00

Mãe e filha estavam em avião de empresário que caiu em Paraty

A mãe era professora de educação infantil e veio de Juína, no Mato Grosso, para visitar a filha em São Paulo. Carlos Alberto, segundo a nota do grupo Emiliano, as convidou para o fim de semana em Paraty

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:43:00

Homem é preso acusado de realizar vários furtos em lojas no Porto Velho Shopping

De acordo com com informações que constam no boletim de ocorrência, o suspeito havia feito vários furtos de relógios e óculos, e quando deixou a loja, funcionários o observaram pelas câmeras de segurança.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:46:00

Policiais civis aposentados poderão atuar na Força Nacional de Segurança

Ainda segundo o edital, a colaboração voluntária poderá ser individual ou em grupo, em ambiente fechado ou aberto, a pé ou com emprego de viaturas, nos períodos diurno, noturno ou em revezamento de turnos e sempre sob supervisão permanente.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:44:00

Correios vão operar na área de telefonia móvel

No primeiro ano de operação, a empresa vai oferecer somente planos pré-pagos, chips e recargas, mas estuda a viabilidade da oferta de planos pós-pagos a partir de 2018.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:42:00

Filho de Teori Zavascki descarta, no momento, sabotagem em acidente aéreo

Em conversa por telefone com a Agência Brasil, o advogado contou que ficou sabendo da tragédia por meio do grupo da família no aplicativo de mensagens WhatsApp.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:40:00

Cármen Lúcia diz que ainda não analisou como ficará andamento da Lava Jato

Com a morte de um ministro, o Artigo 38 do Regimento Interno do Supremo prevê que os processos deverão ser herdados pelo juiz que ocupar a vaga.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:37:00

Teori estava prestes a homologar delações de executivos da Odebrecht

Na sua última entrevista antes do acidente, no dia 19 de dezembro, Teori disse que iria trabalhar durante o recesso para analisar os depoimentos.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:35:00

Morte do ministro Teori: Bombeiros resgatam mais dois corpos de avião que caiu em Paraty

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão investigando o acidente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:23:00

Teori Zavascki foi ministro do STF por quatro anos

Teori Zavascki tinha 68 anos. Nasceu em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes (SC). Viúvo desde 2013, ele deixa três filhos.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:00:00

Foragido da justiça é preso após furtar motocicleta

Ele saiu empurrando a moto e foi seguido por populares até a Avenida Jorge Teixeira, em frente a Rodoviária.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 08:48:00

Homem é preso após roubar bolsa de mulher em parada de ônibus no centro de Porto Velho

De acordo com informações que a vítima passou aos policiais, ela estava sentada aguardando o ônibus quando o suspeito sentou ao seu lado e com uma faca fez ameaças para que ela entregasse a bolsa.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com