Resenha política

Robson Oliveira

Publicada em 17 de May de 2016 às 16:37:00

Empulhação

Os deputados estaduais instalaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra um suposto cartel dos frigoríficos de Rondônia que combinavam o preço de compra do gado a preços muito abaixo dos praticados em outros mercados, causando prejuízos enormes aos pecuaristas rondonienses. A comissão chega ao final dos trabalhos com um resultado menor do que aquele anunciado de forma avassaladora. Por estas e outras razões que a população é incrédula com as CPI's.

Tarifa

Estudantes da capital protestaram contra o vazamento da informação de que a Prefeitura vai autorizar o aumento da tarifa dos transportes coletivos para três reais. A assessoria da municipalidade informou que o prefeito Mauro Nazif ainda não decidiu qual tarifa, mas não desmentiu que haverá aumento.

Protesto II

Os trabalhadores de enfermagem protestaram hoje (17), paralisando as atividades por uma hora, contra a inércia do Governo do Estado em não enviar à Assembleia Legislativa um Plano de Cargos Carreira e Salários. Na sexta-feira (20), haverá um apitaço no Centro Político Administrativo e as categorias (técnicos, auxiliares e enfermeiros) não descartam que o movimento decida por uma greve, caso não sejam atendidas as reivindicações.

Luto

Hoje o salário dos profissionais de enfermagem de Rondônia é o menor da Região Norte e um dos menores do país. Embora o governador seja oriundo da área de saúde, em seu governo os enfermeiros não conseguiram nenhum aumento em seus salários. Nas unidades estaduais esses profissionais trocaram o jaleco branco pela camiseta preta para reivindicar salários dignos.

Novidade

Embora nunca tenha disputado qualquer cargo político ou assumido cargos nas administrações municipal ou estadual, o empresário e ex-promotor de justiça, Hildon Chaves, passou a ser uma alternativa do PSDB da capital para a sucessão de Mauro Nazif (PSB) desde que a deputada federal Mariana Carvalho emitiu sinais que não está disposta a disputar as eleições municipais deste ano.

Diferenciado

Dr. Hildon é noviço na política, mas é um empreendedor vitorioso e uma pessoa da maior correção. Uma novidade competente numa safra de político medíocre. O nome começou a ser especulado nas coxias tucanas com boa receptividade que extrapolou a militância partidária. É cedo para avaliar as probabilidades eleitorais embora haja espaço político para renovar os quadros velhacos que ainda estão agarrados nos cargos feito sanguessugas. Porto Velho merece um administrador arrojado, decente e capaz de fazer tudo aquilo que os seus prefeitos foram incapazes de realizar. Hildon é uma novidade que pode vir a dar certo!

Vespeiro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que é favorável à cobrança de cursos de extensão e pós-graduação nas Universidades Federais. A proposta já começou a provocar reações contrárias no mundo acadêmico e tende a receber apoio de parte considerável da sociedade contrária a qualquer proposta que muda a gratuidade do ensino superior público. Mais um vespeiro que o novo governo põe a mão desde que avisou que mexerá também na previdência.

Indicações

A bancada federal rondoniense deverá se reunir nos próximos dias para definir as indicações dos cargos federais, conforme apurou a coluna. Apesar de nada ainda estar decidido, o senador Valdir Raupp deverá manifestar interesse de manter a indicação do INCRA, Marcos Rogério pela Funasa, Ivo K-Sol e Luiz Cláudio pelo DNIT E DFA, Nilton Capixaba pela Delegacia Regional do Trabalho.

DER
Ezequiel Neiva, Diretor Geral do DER, está as turras com o sindicato dos servidores do órgão após a denúncia feita pela entidade de promover um verdadeiro "trem da alegria" ao contratar uma lista enorme de apaniguados em cargos de comissão. Desde que ascendeu ao cargo de Diretor Geral Neiva coleciona também uma lista de obras inacabadas por imobilismo da gestão. Outrora "carro chefe" da gestão de resultados de Confúcio Moura o órgão virou atualmente uma grande sinecura para acomodar comissionados, segundo o sindicato. 

Ouvidorias

O Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público estará realizando a XXIX reunião, em Porto Velho, entre os dias 19 e 20.  O evento irá debater vários temas de interesse social e as ações desenvolvidas pelos MP's na área. O evento terá como cicerone o ex-procurador geral de Rondônia, Dr. Héverton Aguiar.