10/08/2016 - 11h16min - Atualizado em 10/08/2016 - 11h16min

Resenha Política

Robson Oliveira

 

Sufoco

Quem foi ao show da Alcione numa Casa de espetáculos de Porto Velho passou o maior sufoco com o calor insuportável do ambiente. Não é a primeira vez que o sistema de refrigeração da casa não funciona corretamente provocando situações desconfortáveis aos telespectadores que pagam ingresso para assistir a um bom espetáculo. Neste show nem a cantora Alcione escapou do desconforto e abreviou a apresentação.

Nanicos

Embora as convenções tenham encerrado na semana passada, alguns partidos nanicos da capital ainda estavam definindo as propostas feitas de coligação ou se engalfinhando internamente para decidir com quem fechavam. O DEM, por exemplo, enquanto a militância defendia o apoio ao candidato do PTB Léo Moraes, o presidente do partido deputado federal Marcos Rogério impunha o apoio a Williames Pimentel, candidato a prefeito do PMDB. Outras legendas minúsculas também corriam de um lado a lado ouvindo a proposta mais $edutora.  

Descrença

O que mais chama a atenção nessas eleições municipais são a descrença do eleitor com os partidos políticos, os candidatos e a própria eleição. Nas mídias sociais, local onde os candidatos vão jogar todas as fichas para atrair a atenção dos internautas incrédulos, a repulsa aos candidatos se repete com mais virulência. A crise instalada nas instituições nacionais contribui para que a descrença aumente exponencialmente.

Pessimismo

Os candidatos e os marqueteiros terão que se desdobrar para reverter o clima pessimista instalado. Além das amarras jurídicas que os próprios políticos impuseram às eleições, com uma minirreforma eleitoral com data marcada para ser novamente reformada. Esta é uma eleição atípica e sem o volume expressivo da fonte das empresas envolvidas na “Lava Jato”, que tanto engordava os recursos não contabilizados dos comitês eleitorais funcionando à margem da lei.

Elementar

Mesmo sendo apenas um boato típico nos momentos que antecedem os registros de candidaturas, o comitê eleitoral do candidato a prefeito da capital pelo PMDB decidiu passar o recibo do boato e enviou nota à imprensa informando que Pimentel não havia desistido da candidatura em favor de outro postulante. Erros elementares dessa natureza minam qualquer candidatura, revelando que os peemedebistas de Porto Velho – mestres em armar palanques e vencer disputas – estão pessimamente orientados. Bastaria tratar o assunto como um mero boato e divulgar a agenda dos dias seguintes do candidato. Algo elementar!

Diferença

Hildon Chaves, candidato do PSDB e o menos conhecido no momento entre os concorrentes, tem ocupado com competência o Facebook todos os dias com mensagens diretas aos internautas, visando dar maior visibilidade ao nome e às propostas. É cedo para avaliar quais os resultados da estratégia, mas na TV e nos debates o tucano tem tudo para fazer a diferença entre os demais candidatos amplamente conhecidos e manjados pelo eleitor.

Lixo

Uma empresa interessada em manter os serviços de exploração numa conhecida cidade próxima dos rondonienses tentou contratar para a campanha do seu apadrinhado uma famosa agência paulista. O negócio não foi fechado porque a agência já havia sido contratada para fazer a campanha em dois municípios paulistas. Com os órgãos de controle funcionando, não é nada indicado contratar empresa para campanha ao arrepio da legislação. Quem o fizer vai chafurdar literalmente no lixo dos escândalos do caixa dois que sacode os partidos no país afora.

Fraude?

Nas mídias sociais a prefeitura de Porto Velho veiculou uma propaganda anunciando internet gratuita em alguns pontos da cidade. O anúncio leva o internauta a concluir que o serviço digital cobre a cidade inteira, o que não é verdade. Este cabeça chata foi num dos pontos indicados onde estaria em funcionamento e não conseguiu acessar o serviço anunciado pela municipalidade. A ideia é boa o que não pode é virar uma fraude. 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ELLIOTE

Postado por ELLIOTE em 12/08/2016 às 14:30

Caro Robison! A Prefeitura de fato inaugurou o Projeto Cidade Digital, na qual todas as informações disponíveis estão no site cidadedigital@portovelho.com.br, não existe fraude, o projeto não esta vinculado ao IPTU e realmente há o serviço disponível de internet livre há qualquer cidadão basta fazer um cadastro e de forma muito simples o munícipe terá o acesso a internet, é uma inverdade falar que o Projeto cobre a cidade inteira o próprio site já deixa claro que essa informação não procede, além disso no site é informado que o serviço esta sujeito a perda de conexões, instabilidades e interrupções sem aviso prévio da Prefeitura, pois podem haver queimas de equipamentos, interferência onde podem obstruir o sinal entre outros ... É importante ressaltar que a internet livre é apenas um beneficio, existem outros que prevem a utilização da rede por órgãos do executivo entre estes bibliotecas, secretárias, postos de saúde e etc. É necessário conhecer o Projeto antes de falarmos da sua real finalidade. Obrigado

201.88.30.160
Avatar de MOACIR

Postado por MOACIR em 12/08/2016 às 12:39

Pensei que este papudinho já tinha ido pro vinagre.

187.53.61.106
Avatar de CLENIO AMORIM CORREA

Postado por CLENIO AMORIM CORREA em 10/08/2016 às 18:20

Sobre o sub-título "NANICOS, JURISPRUDÊNCIA-TSE:“Recurso Especial. Embargos de declaração. Desprovimento. [...] 2. Não é possível a celebração de acordo que tenha por objeto a inclusão de partido politico em determinada coligação, quando já esgotado o prazo para a realização das convenções partidárias” (Ac. De 16.10.2008 no AgRg-RESpe nª31.673, Rel. Min. Marcelo Ribeiro).

201.2.26.124
Avatar de FIGUEIREDO

Postado por FIGUEIREDO em 10/08/2016 às 11:52

Como a médica deputada federal não teve peito para o embate das urnas, estando nas brumas o motivo da recusa, resta-nos depositar as esperanças no LÉO MORAES que com sua jovialidade, inteligência e tirocínio com a forma correta de fazer política é uma grande promessa de tirar nossa capital do ranking da pior do paísç

187.53.61.106

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:41:00

Jesuíno Boabaid recebe denúncias de precariedade no 5º BPM

​Policiais reclamam das péssimas condições dos banheiros da instituição.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:26:00

Quero um emprego!

Por Professor Nazareno

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:21:00

​Tá igual cego em tiroteio

Gessi Taborda 

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:07:00

Irmãos ficam lesionados após golpes de facão durante desentendimento com vizinho na Zona Leste de Porto Velho

Os policiais mantiveram contato com o agressor que saiu de sua residência e confessou o que fez.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:06:00

Mãe e filha estavam em avião de empresário que caiu em Paraty

A mãe era professora de educação infantil e veio de Juína, no Mato Grosso, para visitar a filha em São Paulo. Carlos Alberto, segundo a nota do grupo Emiliano, as convidou para o fim de semana em Paraty

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:43:00

Homem é preso acusado de realizar vários furtos em lojas no Porto Velho Shopping

De acordo com com informações que constam no boletim de ocorrência, o suspeito havia feito vários furtos de relógios e óculos, e quando deixou a loja, funcionários o observaram pelas câmeras de segurança.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:46:00

Policiais civis aposentados poderão atuar na Força Nacional de Segurança

Ainda segundo o edital, a colaboração voluntária poderá ser individual ou em grupo, em ambiente fechado ou aberto, a pé ou com emprego de viaturas, nos períodos diurno, noturno ou em revezamento de turnos e sempre sob supervisão permanente.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:44:00

Correios vão operar na área de telefonia móvel

No primeiro ano de operação, a empresa vai oferecer somente planos pré-pagos, chips e recargas, mas estuda a viabilidade da oferta de planos pós-pagos a partir de 2018.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:42:00

Filho de Teori Zavascki descarta, no momento, sabotagem em acidente aéreo

Em conversa por telefone com a Agência Brasil, o advogado contou que ficou sabendo da tragédia por meio do grupo da família no aplicativo de mensagens WhatsApp.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:40:00

Cármen Lúcia diz que ainda não analisou como ficará andamento da Lava Jato

Com a morte de um ministro, o Artigo 38 do Regimento Interno do Supremo prevê que os processos deverão ser herdados pelo juiz que ocupar a vaga.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:37:00

Teori estava prestes a homologar delações de executivos da Odebrecht

Na sua última entrevista antes do acidente, no dia 19 de dezembro, Teori disse que iria trabalhar durante o recesso para analisar os depoimentos.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:35:00

Morte do ministro Teori: Bombeiros resgatam mais dois corpos de avião que caiu em Paraty

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão investigando o acidente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:23:00

Teori Zavascki foi ministro do STF por quatro anos

Teori Zavascki tinha 68 anos. Nasceu em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes (SC). Viúvo desde 2013, ele deixa três filhos.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:00:00

Foragido da justiça é preso após furtar motocicleta

Ele saiu empurrando a moto e foi seguido por populares até a Avenida Jorge Teixeira, em frente a Rodoviária.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 08:48:00

Homem é preso após roubar bolsa de mulher em parada de ônibus no centro de Porto Velho

De acordo com informações que a vítima passou aos policiais, ela estava sentada aguardando o ônibus quando o suspeito sentou ao seu lado e com uma faca fez ameaças para que ela entregasse a bolsa.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2016 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com