Resenha Política - Robson Oliveira

Desde que a justiça estadual determinou o recolhimento dos ex-deputados estaduais ao antecipar a execução das penas a que recorrerem nos tribunais superiores, quem mais se abalou com o fato foi a deputada estadual Glaucione.

Publicada em 13 de April de 2016 às 08:35:00

Degola

Embora este cabeça chata tenha consciência de que os fatos processuais que ensejaram o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff sejam controversos e que a degola careça de legitimidade, a presidente está em situação extremamente complicada por erros políticos que ela mesmo deu causa.

Milagre

Além das acusações envolvendo o financiamento da campanha, que nesse processo de cassação se comunicam tão somente nos aspectos políticos, a forma irascível pela qual a presidente trata a política e os políticos ajudam neste momento crítico para que o mandato seja passado na lâmina. A tendência é que até o final de semana o que resta de apoio da base se destroce já que os peemedebistas trabalham em surdina para defenestrar Dilma da Presidência da República. Só um milagre salva!

Biruta de aeroporto

Mesmo que alguns membros da bancada federal de Rondônia mantenham-se silentes em relação ao impeachment, de olho para onde o vento sopre, na hora da votação no plenário da Câmara todos votarão pela cassação, caso percebam que o governo não tenha força suficiente para reverter a iminente derrota. É o que a coluna apurou junto aos oito deputados federais que compõem nossa bancada. No Senado, a tendência se repetirá. Quem viver, verá!

Aliciando

O Governo Federal acena para os deputados federais rondonienses com cargos e liberação de emendas para os municípios e estado, desde que votem contra o impeachment. Um deles foi convocado ao Ministério da Saúde quando foi avisado que estão para ser liberados mais de 25 milhões destinados a saúde estadual. Os recursos somente entrarão imediatamente nos cofres rondonienses caso o parlamentar declare apoio a presidente. Apesar da proposta tentadora em época de eleição o parlamentar pediu tempo para avaliar pra que lado os ventos sopram.

Abalo

Desde que a justiça estadual determinou o recolhimento dos ex-deputados estaduais ao antecipar a execução das penas a que recorrerem nos tribunais superiores, conforme novo entendimento do STF, quem mais se abalou com o fato foi a deputada estadual Glaucione Rodrigues (PMDB), esposa do ex-deputado Daniel Neri. Acometido por uma doença que inspira cuidados especiais, Daniel Neri é um dos ex-deputados que começou a cumprir a pena provocando estragos na postulação da esposa que tem pretensão de disputar a prefeitura de Cacoal. O abalo é tão forte que o PMDB, partido que recebeu a deputada recentemente, tem dúvidas sobre a candidatura. Ou mesmo sobre a viabilidade, visto que a prisão vai ser pautada na campanha.

Ações

Outrora intocáveis, há um número relativamente enorme de ex-deputados estaduais trancafiados e outro contingente considerável a seguir o mesmo destino. Quem aborda esses políticos ouve as queixas (ou palavrões) que dizem em relação ao ex-procurador Geral de Justiça, Heverton Aguiar, responsável pelas denúncias que culminaram nas condenações.

Cano

Depois que o Tribunal de Contas Estadual identificou um suposto sobrepreço de mais de 24 milhões na aquisição de tubos PVC que seriam utilizados nas obras de esgotamento sanitário de Porto Velho, a aquisição foi cancelada. Não fosse a ação preventiva do TCE, o município poderia ser lesado, mesmo que os responsáveis pelos eventuais malfeitos entrassem pelo cano. A falta de tubos é um dos principais entraves para que as obras de asfaltamento da capital sejam retomadas; além, lógico, da letargia que acomete sua excelência o alcaide. A administração portovelhense está entubada, literalmente!

Incompetência 

Nossa capital rondoniense é classificada como a pior cidade do país em relação ao saneamento básico, com Palmas e Macapá em seguida. É um dado estarrecedor para uma população que sofre pela falta dos serviços básicos que em geral são fundamentais na prevenção de doenças, particularmente as que afetam as crianças. Esta é uma situação vexatória que poderia ser diferente caso a administração estadual e municipal tivessem tomado as medidas corretas na licitação dos serviços de saneamento, mas bateram cabeça e os recursos destinados as obras foram devolvidos por absoluta incompetência. Além de interesses inconfessáveis. Os entes públicos têm demonstrado inoperância na área e insistem em executar tais serviços sem dominar as técnicas mais modernas. O ideal é executar os serviços com o setor privado (PPPs), pois há resultados exitosos nessas parcerias que poderiam ser adotados por nossas autoridades. 

Violência

Os números da violência está em ordem crescente na capital e exigem ações mais eficazes da segurança pública estadual. É verdade que em relação ao trânsito o número diminuiu, mas contra o patrimônio cresceu exponencialmente. Há um clima de insegurança entre as pessoas de bem que termina obrigando-as a se defenderem pelos próprios meios, já que nossas autoridades responsáveis pela área não cumprem a contento suas funções.

Promessas

O complexo arquitetônico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré continua abandonado e as peças que restam do seu acervo jogadas nos galpões sem os cuidados necessários para que sejam preservados. Vários prefeitos foram eleitos prometendo recuperar a área e preservar o acervo com projetos mirabolantes que não passaram de promessas vazias. Com a eleição municipal próxima é bom o eleitor desconfiar dos candidatos que renovarão as mesmas promessas. Embora o complexo necessite dos recursos prometidos.  

Promessas II

Falando em promessa de político, a pergunta que não quer calar: quando o Governo do Estado vai cumprir com todas as promessas feitas aos ribeirinhos atingidos pela última grande cheia ocorrida em 2013? Prometeram na campanha casas, terreno, empregos e o céu. Tudo indica sobrou mesmo apenas o relento. 

ARL

Na última sexta-feira, nas dependências lotadas do Teatro Guaporé, tomou posse os membros da Academia Rondoniense de Letras. Com o escritor Julio Olivar na presidência, a nova confraria assumiu o compromisso de movimentar a cultura estadual e ser uma ferramenta da sociedade no resgate da história que fundou as bases do antigo território do Guaporé, entre outras. Há confrades e confreiras das diversas áreas do conhecimentos e das artes.