Retirada de famílias em áreas de risco está controlada, afirma Governo

O governador Confúcio Moura anunciou nesta quarta-feira, 19, que vai tratar com a Superintendência da Zona Franca de Manaus-Suframa sobre os prejuízos de isenção fiscal .

Publicada em 19 de February de 2014 às 19:23:00

A assistência às famílias que estão nos alojamentos é, neste momento, a atividade principal da Coordenação Estadual da Defesa Civil que considera controlado o trabalho de retirada de pessoas das regiões alagadas. Segundo o tenente coronel Demargli Farias, da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, a situação nos alojamentos é de normalidade, embora seja considerado que ali estão pessoas que foram retiradas de seus lares de forma repentina.

Uma das respostas das garantias oferecidas pelo ministro José Francisco Teixeira veio através do Ministério da Saúde, que destinou para Rondônia 10 toneladas de medicamentos. A carga chegou nesta terça-feira, 19 a Porto Velho. Outro volume similar já está garantido e chegará à Capital nos próximos dias.

Como parte ainda das ações para amenizar o impacto da enchente do Rio Madeira, o Departamento Estadual de Estrada de Rodagem - DER mobilizou equipes para a manutenção do desvio feito a partir da estrada de Nova Dimensão, que interliga o distrito de Jacy-Paraná ao município de Nova Mamoré. É por esta via rural que são transportadas provisões e combustíveis que mantém abastecidos os municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim.

Na mesma região, um desvio foi providenciado em Jacy-Paraná para contornar os trechos em que um a lâmina de água encobre a pista da BR 364. A trafegabilidade está sendo monitorada por efetivo da Polícia Rodoviária Federal e é mantida normalmente, segundo dados da Defesa Civil Estadual.

Isenção
O governador Confúcio Moura anunciou nesta quarta-feira, 19, que vai tratar com a Superintendência da Zona Franca de Manaus-Suframa sobre os prejuízos de isenção fiscal com as mercadorias que deixaram de ser internadas no município de Guajará Mirim em razão da interdição das pontes da Ribeirão e Araras, por onde circulam veículos pesados. Atualmente, as iniciativas para evitar o problema estão sendo oferecidas pela iniciativa privada, que é o transbordo das cargas para veículos de menor porte a fim de facilitar o tráfego e contribuir para a qualidade da estrada.

A ajuda do governo federal, conforme anunciada pelo ministro da Integração, José Francisco Teixeira, na visita que fez a Porto Velho no sábado (15), está sendo feita através da Policia Rodoviária Federal, 17ª Brigada da Infantaria de Selva, Delegacia da Marinha e Aeronáutica, e ainda com intervenções do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Integração e Ministério das Minas e Energia.


Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes