Retomada obra de pavimentação do viaduto da Jatuarana

Previsão é de que viaduto da Jatuarana esteja liberado para o tráfego em 15 dias.

Publicada em 02/11/2012 às 15:29:00

Porto Velho, Rondônia - Foi retomada nesta quinta-feira, 1º de novembro, a obra do viaduto da Jatuarana e a passagem inferior do Trevo do Roque. Os trabalhos recomeçaram com a pavimentação do viaduto da Jatuarana. A previsão do secretário Israel Xavier, da secretaria municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), é de que o trabalho seja concluído em 10 ou 15 dias.

“Falta pouca coisa para podermos liberar o trânsito pelo viaduto da Jatuarana com a conclusão da pavimentação, que não pode ser feita antes, por falta de asfalto. A prefeitura comprou o asfalto em Manaus, mas o produto demorou a chegar aqui por causa da seca do rio Madeira, que impediu a chegada da balsa antes. Não fosse isso, ele já estaria concluído”, disse o secretário.

O restante, de acordo com o secretário Israel Xavier, é mais serviços de arremate, como a construção de proteções laterais e canaletas para o escoamento das águas da chuva. A iluminação é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que já tem o projeto de iluminação.

Israel Xavier também adiantou que a prefeitura irá recuperar as vias laterais ao viaduto que hoje servem de acesso aos veículos que entram e saem da cidade. “Devido ao grande fluxo de tráfego, a pista ficou comprometida, principalmente no trecho que não é asfaltado. E isso tem causado transtorno não só para quem passa por aqui, mas também para quem tem empreendimento nas proximidades”, Afirmou.

O secretário também confirmou que, após a conclusão da pavimentação do viaduto da Jatuarana, a etapa seguinte será a conclusão da pavimentação da passagem inferior do viaduto do Trevo do Roque. “Com a conclusão desses dois trechos já vamos conseguir melhorar o trânsito nessa região diminuindo com os transtornos existentes agora. E estamos otimistas com relação a conclusão desse serviço dentro de duas semanas. Agora precisamos de tempo bom para que o trabalho tenha sequência”, frisou.

A conclusão da pavimentação do viaduto da Jatuarana será o último serviço realizado pela Egesa. O secretário Israel Xavier também confirmou nesta quinta-feira, 1º, que a prefeitura irá rescindir o contrato com a empresa porque ela não cumpriu o contrato. Com a rescisão, será aberta outra licitação para a contratação de uma nova empresa. A prefeitura também pretende devolver a obra para o DNIT que ficaria responsável pelo processo licitatório e pela execução da obra.

Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry