Roberto Sobrinho realiza reforma administrativa

Roberto Sobrinho explicou que o conhecimento da pasta foi o critério técnico adotado para a escolha dos novos secretários e coordenadores.

Publicada em 03/04/2012 às 15:37:00

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, empossou nesta terça-feira, 03, em solenidade realizada no Teatro Banzeiros, os novos secretários que irão auxiliá-lo até o final de seu mandato, que encerra no dia 31 de dezembro. Foi a maior reforma administrativa já feita nos seus quase oito anos de gestão. Novas mudanças ainda serão anunciadas nos próximos dias.

A reforma iniciou com a saída de José Wildes, da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), no início de março, que foi substituído por Jeoval Batista. Nesta terça-feira, foram 11 mudanças, a maioria porque o titular da pasta vai disputar as eleições municipais deste ano, quatro ao cargo de vereador, um ao de prefeito, um depende das prévias do partido para definir que eleição disputará, dois por questões particulares e três foram remanejados de pasta. “Essa é uma atitude que não gostaria de estar realizando porque, de certo modo, nos traz uma sensação de perda. São companheiros que estiveram junto conosco ao longo de mais de sete anos, e que colaboraram muito com a administração municipal, e que agora vão nos deixar para trilhar outros caminhos. Em função disso, tivemos que fazer esse ajuste na máquina administrativa”, explicou o prefeito.

Seis das 11 mudanças foram nas secretarias municipais, como na Educação (Semed), sai Maria de Fátima Ferreira e entra Ângela Aguiar, que dirigia o Departamento de Educação da Semed. Na secretaria municipal de Obras (Semob), a ex-chefe de Gabinete, Míriam Saldaña assumiu no lugar de Marcelo Fernandes. Na secretaria municipal de Assistência Social (Semas), Benedita Nascimento foi substituída por Edna Vasconcelos, que era adjunta da pasta. Cláudio Carvalho, da secretaria municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), foi substituído por Rosa Maria das Chagas.

Outra mudança foi na secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semes), com a saída de Klebson Lavor, que foi remanejado para a Empresa Municipal de Urbanização (Emdur), no lugar de Mário Sérgio Teixeira. Lavor foi substituído na Semes por Cleidimara Alves, que era sua adjunta. Também houve troca de secretário na pasta do Planejamento e Gestão. O ex-secretário Sérgio Pacifico deixou o lugar para o Bóris Alexandre, que era o adjunto. Pacífico assumiu a chefia de Gabinete no lugar de Miriam Saldaña.

Também foram empossados nesta terça-feira, três coordenadores. Mara Regina deixou a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), que passa a ser dirigida por Iara Freitas. Samuel Pessoa, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ) foi substituído por Jonatan Ramos, o “Figa”, e na Coordenadoria Municipal de Turismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdstur), Jun Yamamoto, passou o comando para a turismóloga Natacha Rechetnicow.

Roberto Sobrinho explicou que o conhecimento da pasta foi o critério técnico adotado para a escolha dos novos secretários e coordenadores. “Temos nove meses apenas de mandato. Então não dá para fazer experiência, por isso optamos por escolher quem já conhece a pasta que vai dirigir, assim não teremos descontinuidade na execução das ações que estão sendo implementadas pela prefeitura”, disse o prefeito.

Participaram da mesa da solenidade presidida pelo prefeito, a primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, os secretários que estavam sendo substituídos, vereadores, e servidores municipais que lotaram as dependências do Teatro Banzeiros. Dos secretários que deixam o cargo apenas dois não compareceram ao evento. Benedita Nascimento, por motivo de enfermidade de sua mãe, e Marcelo Fernandes. E dos que foram substituídos, três retomaram a cadeira de vereador: Cláudio Carvalho (PT), Mário Sérgio (PMN), e José Wildes (PT).

Por: Joel Elias